Aula sobre Grupos E Artistas Samba E Pagode

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, vamos explorar a música brasileira, mais especificamente o samba e o pagode. Vamos entender como esses gêneros musicais surgiram e se desenvolveram no Brasil, além de conhecer artistas e grupos que foram importantes para essa história. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre um artista ou grupo específico, identificar um problema relacionado ao tema e buscar soluções para ele. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique como será a metodologia utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um artista ou grupo de samba, ou pagode, para pesquisar sobre.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema (20 minutos)

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido, como, por exemplo, a falta de reconhecimento de artistas menos conhecidos ou a falta de espaço para apresentações de grupos locais.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados (40 minutos)

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o artista ou grupo escolhido e sobre o problema identificado. Podem ser feitas entrevistas com pessoas reais, pesquisas em livros e sites, entre outras fontes.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto (30 minutos)

    Os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender o que causa esse problema e se é possível evitar. Por exemplo, se o problema é a falta de reconhecimento de artistas menos conhecidos, os alunos podem analisar como a mídia influencia na divulgação desses artistas.

  5. Etapa 5 - Comparação (30 minutos)

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, como estatísticas sobre o mercado da música no Brasil.

  6. Etapa 6 - Soluções (40 minutos)

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado, como, por exemplo, a criação de eventos para divulgar artistas locais ou a produção de materiais de divulgação para artistas menos conhecidos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos (20 minutos)

    Cada grupo deverá criar um infográfico com as informações coletadas durante a pesquisa, preenchendo as 8 lacunas. Esses infográficos poderão ser distribuídos na comunidade para disseminar a informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo;
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos;
  • Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos;
  • Coerência e relevância das soluções propostas pelos grupos;
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do artista ou grupo a ser pesquisado;
  • Estimular a participação de todos os alunos durante as atividades em grupo;
  • Fornecer materiais de apoio para as pesquisas, como livros e sites;
  • Auxiliar os grupos na análise dos dados coletados e na proposição de soluções;
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um artista ou grupo de samba, ou pagode, para pesquisar;
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido;
  • Realizar pesquisas sobre o artista ou grupo escolhido e sobre o problema identificado;
  • Analisar o contexto do problema e buscar soluções para ele.
  • Criar um infográfico com as informações coletadas e apresentá-lo para a turma.