Aula sobre Grupos E Artistas Samba E Pagode

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O samba e o pagode são gêneros musicais que possuem grande importância na cultura brasileira. O samba surgiu no final do século XIX no Rio de Janeiro e se espalhou por todo o país, tornando-se um símbolo da identidade nacional. Já o pagode surgiu na década de 1970, como uma variação do samba, e também se popularizou em todo o Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre alguns dos principais grupos e artistas desses gêneros musicais, além de criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. A metodologia utilizada será a gamificação, que tem como objetivo tornar o aprendizado mais divertido e engajador.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula, contextualizando a importância do samba e do pagode na cultura brasileira. Mostre alguns exemplos de músicas e artistas desses gêneros musicais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um nome para o seu time.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo (30 minutos)

    Cada grupo irá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema "Grupos e artistas: samba e pagode". As perguntas e afirmações devem ser criativas e desafiadoras. Disponibilize alguns exemplos para inspirar os alunos.

  4. Etapa 4 - Troca dos jogos (10 minutos)

    Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos. Cada grupo irá receber um jogo diferente para jogar.

  5. Etapa 5 - Jogo em grupo (30 minutos)

    Os grupos irão jogar o jogo que receberam, respondendo às perguntas e afirmações. Medie o jogo, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Após o jogo, os grupos irão discutir sobre o que aprenderam e compartilhar suas experiências. O professor irá mediar a discussão, incentivando a reflexão e a troca de ideias.

  7. Etapa 7 - Conclusão (5 minutos)

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Utilizar a gamificação como metodologia ativa para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo;
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos;
  • Participação dos alunos durante o jogo em grupo;
  • Reflexão e discussão dos alunos sobre o tema abordado;
  • Engajamento dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Mediar o jogo em grupo, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos;
  • Incentivar a reflexão e a troca de ideias durante a discussão em grupo;
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Criar perguntas e afirmações criativas e desafiadoras;
  • Participar ativamente durante o jogo em grupo;
  • Refletir e compartilhar suas experiências durante a discussão em grupo;
  • Demonstrar engajamento durante toda a aula.