Aula sobre Grupos E Artistas Samba E Pagode
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e contextualize a importância do samba e do pagode para a cultura brasileira. Em seguida, explique como será utilizada a metodologia Rotação por Estações nesta aula.Etapa 2 - Rotação por estações (60 min)
Organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 20 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Biografia de artistas (20 minutos)
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a biografia de artistas que contribuíram para o desenvolvimento do samba e do pagode, como Cartola, Zeca Pagodinho e Alcione. Eles deverão criar um cartaz com as informações mais relevantes sobre cada artista.
Estação 2 - Análise de letras (20 minutos)
Nesta estação, os alunos irão analisar as letras de músicas de samba e pagode e identificar as características que as tornam únicas. Eles deverão criar um pequeno texto sobre o que acharam das letras analisadas.
Estação 3 - Dança (20 minutos)
Nesta estação, os alunos irão aprender alguns passos de samba e pagode e criar uma coreografia em grupo.
Etapa 3 - Compartilhamento (10 minutos)
Ao final da aula, os grupos irão se reunir e compartilhar o que aprenderam em cada estação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de letras de músicas;
- Desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal dos alunos através da dança.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade do cartaz criado na estação 1;
- Análise crítica coerente e bem fundamentada na estação 2;
- Desempenho na apresentação da coreografia criada na estação 3;
- Compreensão do tema e dos objetivos da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos durante a realização das atividades em cada estação;
- Estimular a participação de todos os alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos;
- Estimular a reflexão sobre a importância do samba e do pagode para a cultura brasileira.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Realizar as pesquisas e análises de forma crítica e fundamentada;
- Criar um cartaz com as informações mais relevantes sobre cada artista;
- Criar uma coreografia em grupo e apresentá-la para os colegas;
- Compartilhar o que foi aprendido em cada estação com os colegas.