Aula sobre Grupos E Artistas Samba E Pagode

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O samba e o pagode são gêneros musicais que fazem parte da cultura brasileira e possuem grande importância histórica e social. Nesta aula, vamos conhecer alguns dos artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros musicais e entender como eles se relacionam com a nossa cultura. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize a importância do samba e do pagode para a cultura brasileira. Em seguida, explique como será utilizada a metodologia Rotação por Estações nesta aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 min)

    Organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 20 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Biografia de artistas (20 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a biografia de artistas que contribuíram para o desenvolvimento do samba e do pagode, como Cartola, Zeca Pagodinho e Alcione. Eles deverão criar um cartaz com as informações mais relevantes sobre cada artista.

    Estação 2 - Análise de letras (20 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão analisar as letras de músicas de samba e pagode e identificar as características que as tornam únicas. Eles deverão criar um pequeno texto sobre o que acharam das letras analisadas.

    Estação 3 - Dança (20 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão aprender alguns passos de samba e pagode e criar uma coreografia em grupo.


  3. Etapa 3 - Compartilhamento (10 minutos)

    Ao final da aula, os grupos irão se reunir e compartilhar o que aprenderam em cada estação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de letras de músicas;
  • Desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal dos alunos através da dança.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade do cartaz criado na estação 1;
  • Análise crítica coerente e bem fundamentada na estação 2;
  • Desempenho na apresentação da coreografia criada na estação 3;
  • Compreensão do tema e dos objetivos da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades em cada estação;
  • Estimular a participação de todos os alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do samba e do pagode para a cultura brasileira.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar as pesquisas e análises de forma crítica e fundamentada;
  • Criar um cartaz com as informações mais relevantes sobre cada artista;
  • Criar uma coreografia em grupo e apresentá-la para os colegas;
  • Compartilhar o que foi aprendido em cada estação com os colegas.