Aula sobre Grupos E Artistas Samba E Pagode

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O samba e o pagode são gêneros musicais brasileiros que têm uma grande importância cultural e histórica. Eles surgiram no final do século XIX e início do século XX, nas regiões do Rio de Janeiro e Bahia, respectivamente. Esses gêneros musicais são uma expressão da cultura popular brasileira e têm influenciado diversos outros estilos musicais. Nesta aula, vamos explorar a história do samba e do pagode, conhecer alguns dos principais artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros e entender a importância deles para a cultura brasileira. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas da aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, se possível, compartilhe um vídeo sobre a história do samba e do pagode.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos deverão pesquisar sobre alguns dos principais artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento do samba e do pagode. Eles poderão utilizar a internet e outras fontes de pesquisa para coletar informações sobre esses artistas e grupos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir as informações que coletaram sobre os artistas e grupos. A ideia é que compartilhem as informações e debatam sobre a importância desses artistas e grupos para a cultura brasileira.

  4. Etapa 4 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos deverão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação (30 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar as informações que coletou sobre os artistas e grupos. Os outros alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão sobre a importância do samba e do pagode para a cultura brasileira e como essa aula contribuiu para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo;
  • Qualidade da apresentação dos grupos;
  • Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo;
  • Avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento do samba e do pagode;
  • Discutir as informações em grupo;
  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar as informações sobre os artistas e grupos;
  • Utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos outros grupos.