Aula sobre Grupos E Artistas Samba E Pagode
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O samba e o pagode são gêneros musicais brasileiros que têm uma grande importância cultural e histórica. Eles surgiram no final do século XIX e início do século XX, nas regiões do Rio de Janeiro e Bahia, respectivamente. Esses gêneros musicais são uma expressão da cultura popular brasileira e têm influenciado diversos outros estilos musicais. Nesta aula, vamos explorar a história do samba e do pagode, conhecer alguns dos principais artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros e entender a importância deles para a cultura brasileira. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas da aprendizagem.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, se possível, compartilhe um vídeo sobre a história do samba e do pagode.Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre alguns dos principais artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento do samba e do pagode. Eles poderão utilizar a internet e outras fontes de pesquisa para coletar informações sobre esses artistas e grupos.Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir as informações que coletaram sobre os artistas e grupos. A ideia é que compartilhem as informações e debatam sobre a importância desses artistas e grupos para a cultura brasileira.Etapa 4 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos deverão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.Etapa 5 - Apresentação (30 minutos)
Cada grupo deverá apresentar as informações que coletou sobre os artistas e grupos. Os outros alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma breve conclusão sobre a importância do samba e do pagode para a cultura brasileira e como essa aula contribuiu para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e na discussão em grupo;
- Qualidade da apresentação dos grupos;
- Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada;
- Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo;
- Avaliar as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento do samba e do pagode;
- Discutir as informações em grupo;
- Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
- Apresentar as informações sobre os artistas e grupos;
- Utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos outros grupos.