Aula sobre Grupos E Artistas Sertanejo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A música sertaneja é um gênero musical com suas raízes na música caipira, originária do interior do Brasil. Ela é caracterizada pela utilização de instrumentos como viola, violão, sanfona e percussão, além de letras que falam sobre a vida no campo, amor, saudade e outros temas relacionados à cultura sertaneja.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."


  1. Etapa 1 - Problematização

    O professor apresentará aos alunos a seguinte pergunta: "Quais foram os principais grupos e artistas que contribuíram para o desenvolvimento da música sertaneja no Brasil?"

  2. Etapa 2 - Organização

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel sulfite e lápis para anotações.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre os principais grupos e artistas da música sertaneja no Brasil, utilizando livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Análise

    Cada grupo deverá selecionar três grupos ou artistas que considerem mais importantes para o desenvolvimento da música sertaneja no Brasil e justificar sua escolha.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os grupos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando o template criado na etapa anterior.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer a importância da música sertaneja para a cultura brasileira;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo;
  • Qualidade da justificativa dos grupos ou artistas escolhidos;
  • Qualidade da apresentação e utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar a pergunta norteadora da aula;
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das informações;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os grupos e artistas da música sertaneja no Brasil;
  • Selecionar três grupos ou artistas e justificar sua escolha;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade;
  • Apresentar a pesquisa para a turma.