Aula sobre Grupos E Artistas Sertanejo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O sertanejo é um gênero musical muito popular no Brasil, com suas raízes na música caipira do interior do país. Os alunos irão aprender sobre os artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento desse gênero musical e como ele se tornou tão popular. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Aprendizagem_ _b__aseada em_ _p__rojetos_, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de outros grupos. Essa atividade vai ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do gênero musical no Brasil. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre um artista ou grupo sertanejo de sua escolha. Eles devem buscar informações sobre a história, carreira, principais sucessos e curiosidades. Disponibilize materiais como livros, revistas, jornais e acesso à internet para ajudar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação como: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota em uma escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o artista ou grupo que pesquisou. Eles devem utilizar recursos como imagens, vídeos e trechos de músicas para tornar a apresentação mais dinâmica e interessante.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação por pares

    Cada grupo fará a apresentação sobre o artista ou grupo que pesquisou e será avaliado pelos outros grupos conforme o template de avaliação por pares criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão sobre as avaliações recebidas e peça que os alunos reflitam sobre o que podem melhorar em suas próximas apresentações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a atividade pode ser aplicada no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a criação de um template de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do gênero musical no Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Orientar na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre um artista ou grupo sertanejo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Preparar uma apresentação sobre o artista ou grupo pesquisado.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir as avaliações recebidas e refletir sobre o que podem melhorar em suas próximas apresentações.