Aula sobre Grupos E Artistas Sertanejo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre grupos e artistas da música sertaneja brasileira. A música sertaneja é um gênero musical muito popular no Brasil, que possui uma grande variedade de artistas e estilos. O objetivo é que os alunos reconheçam e apreciem o papel de músicos e grupos de música sertaneja que contribuíram para o desenvolvimento deste gênero musical. A metodologia utilizada será o _Design Thinking_, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor os artistas e grupos de música sertaneja.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da música sertaneja na cultura brasileira. Em seguida, mostre exemplos de artistas e grupos de música sertaneja.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia para entender melhor os artistas e grupos de música sertaneja. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as informações coletadas no mapa de empatia. Estimule a discussão, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e pontos de vista.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre um artista ou grupo de música sertaneja

    Peça que cada aluno escolha um artista ou grupo de música sertaneja para pesquisar. Eles devem buscar informações sobre a história do artista ou grupo, suas influências e principais músicas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados de suas pesquisas para a turma. Eles devem destacar as informações mais relevantes sobre o artista ou grupo escolhido.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre a importância da música sertaneja na cultura brasileira e sobre as descobertas dos alunos durante a aula.

  7. Etapa 7 - Atividade de fixação

    Para finalizar a aula, proponha uma atividade de fixação para os alunos, como pedir que eles criem uma playlist com as músicas favoritas dos artistas ou grupos de música sertaneja estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer a importância da música sertaneja na cultura brasileira.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa _Design Thinking_ para estimular a empatia e a compreensão dos alunos sobre os artistas e grupos de música sertaneja.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação oral.
  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Criatividade na atividade de fixação.
  • Compreensão e reconhecimento da importância da música sertaneja na cultura brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na apresentação oral.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre o artista ou grupo de música sertaneja.
  • Contribuir nas discussões em grupo.
  • Apresentar os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva.
  • Demonstrar compreensão e reconhecimento da importância da música sertaneja na cultura brasileira.