Aula sobre Grupos E Artistas Sertanejo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A música sertaneja é um dos gêneros musicais mais populares do Brasil. Ela tem suas raízes na música caipira, que surgiu no interior de São Paulo e Minas Gerais. Com o passar do tempo, a música sertaneja foi se modernizando e se adaptando às mudanças culturais do país.

  1. Etapa 1 - Check-in

    O professor deve iniciar a aula com um momento de check-in, no qual os alunos compartilham suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    O professor deve apresentar o tema da aula e os objetivos a serem alcançados. Em seguida, deve apresentar alguns exemplos de artistas e grupos sertanejos, como Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um artista ou grupo sertanejo para pesquisar. Eles devem buscar informações sobre a história, as músicas mais famosas, as características do estilo musical, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar as informações pesquisadas sobre o artista ou grupo sertanejo escolhido.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os artistas e grupos sertanejos apresentados.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Por fim, o professor deve realizar um momento de check-out, no qual os alunos compartilham o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Conduzir a discussão em grupo e avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e organizada.
  • Criar um template de registro de aprendizagem claro e objetivo.