Aula sobre Grupos E Artistas Sertanejo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A música sertaneja é um gênero musical, com suas raízes na cultura caipira do interior do Brasil. Ela se desenvolveu a partir de influências de ritmos como a moda de viola, o cateretê e o cururu. Ao longo dos anos, diversos artistas e grupos se destacaram no cenário sertanejo, contribuindo para o desenvolvimento do gênero.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."


  1. Etapa 1 - Preparação

    O professor deve selecionar materiais de alguns artistas e grupos sertanejos para enviar aos alunos. É importante escolher artistas que tenham contribuído para o desenvolvimento do gênero e que sejam representativos em diferentes épocas.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos devem utilizar o material enviado para se apropriar sobre o tema e pesquisar sobre os artistas e grupos selecionados pelo professor. Eles devem buscar informações sobre a história, as principais músicas, as influências e as contribuições para o gênero sertanejo.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar aos colegas as informações que pesquisaram sobre os artistas e grupos selecionados. Eles devem utilizar o template criado na etapa anterior para avaliar a apresentação dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em sala de aula sobre as contribuições dos artistas e grupos selecionados para o desenvolvimento da música sertaneja.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor deve concluir a aula destacando a importância de reconhecer e apreciar o papel dos músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
  • Promover a valorização da cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações pesquisadas pelos alunos.
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e engajamento dos alunos durante as apresentações e discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Selecionar os artistas e grupos sertanejos para apresentar aos alunos.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre as contribuições dos artistas e grupos selecionados.
  • Avaliar a qualidade das apresentações dos alunos e o engajamento durante a discussão.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os artistas e grupos selecionados pelo professor.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as informações pesquisadas aos colegas e avaliar as apresentações dos colegas.