Grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas

Quando se fala em grandes acontecimentos históricos você imagina que a população também esteve envolvida? É sobre isso que vamos pensar nessa aula de História. Você vai perceber que vários grupos populares participaram desses movimentos, mas com objetivos distintos...

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre o processo de independência dos países da América Latina e a participação dos grupos sociais:

    A) Cada país teve uma luta particular e contou com diferentes grupos sociais: além dos homens da elite, indígenas e mulheres também participaram desse processo em alguns lugares.

    B) Foi um processo feito pelas elites e pelos homens, em todos os países.

    C) As independências dos países da América Latina foram feitas sempre pelos grupos sociais populares e não contou com a participação das elites.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Conhecer os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é essencial para entender como os países da América Latina se formaram. Nesta aula, os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado usando a Sala de Aula Invertida. Vamos usar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e explorar exemplos de grupos como negros no Haiti, índios no México e mulatos no Brasil, que desempenharam papéis importantes na independência. Esses grupos foram fundamentais, mas muitas vezes foram esquecidos ou marginalizados na história oficial.
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  4. 4. Design Thinking:

    A independência das nações latino-americanas foi um processo histórico complexo e multifacetado, que envolveu diversos grupos sociais e étnicos. Nesta aula, vamos explorar como esses grupos participaram das lutas pela independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que nos ajudará a entender melhor as perspectivas e experiências desses grupos. Ao final da aula, os alunos serão capazes de identificar e explicar os protagonismos e a atuação desses grupos nas lutas de independência.
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  5. 5. Gamificação:

    Compreender sobre o tema grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação da América Latina e a luta pela independência. É importante que os alunos compreendam que a independência não foi uma conquista fácil e que diversos grupos sociais e étnicos tiveram papel fundamental nesse processo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Dessa forma, os alunos poderão aprender de forma lúdica e interativa.
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  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Refletir sobre o tema grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação da América Latina. A independência desses países não foi um processo homogêneo, mas sim um conjunto de lutas e conflitos que envolveram diferentes grupos sociais e étnicos. É importante que os alunos compreendam que a independência não foi conquistada apenas por um grupo, mas sim por uma série de movimentos que envolveram diferentes atores sociais. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    Compreender o tema grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação dos países da América Latina. É fundamental que os alunos compreendam que as independências não foram conquistadas apenas por um grupo social ou étnico, mas sim por uma luta coletiva. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a participação de mulheres e negros nas lutas de independência, e como esses grupos foram importantes para a conquista da liberdade. A metodologia utilizada será a aprendizagem entre pares, onde os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de outros grupos em relação aos critérios estabelecidos.
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  8. 8. Rotação por estações:

    Discutir sobre os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação dos países da América Latina. Nesta aula, vamos explorar como diferentes grupos sociais e étnicos tiveram um papel fundamental nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É importante que os alunos compreendam que a história não é feita apenas por grandes líderes, mas também por pessoas comuns que lutaram por seus direitos e liberdade.
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