Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Refletir sobre o tema grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação da América Latina. A independência desses países não foi um processo homogêneo, mas sim um conjunto de lutas e conflitos que envolveram diferentes grupos sociais e étnicos. É importante que os alunos compreendam que a independência não foi conquistada apenas por um grupo, mas sim por uma série de movimentos que envolveram diferentes atores sociais. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Apresente exemplos de como o tema pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema. O problema deve ser claro e específico, e deve ser registrado no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. As alternativas devem ser registradas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Seleção da solução

    Cada grupo deverá selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema definido na etapa 3. A solução escolhida deve ser registrada no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre os grupos sociais e étnicos que participaram das lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. Os alunos podem utilizar livros, artigos, vídeos e outros recursos disponíveis.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o diário de bordo para a turma. A apresentação deve conter a definição do problema, as alternativas geradas, a solução selecionada e a pesquisa realizada sobre os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas.

    Dica: Alguns exemplos de problemas a serem trabalhados são: “qual foi o papel dos povos indígenas na luta pela independência e como suas demandas foram reconhecidas ou ignoradas?”; “como os afrodescendentes contribuíram para a conquista da independência e quais foram os desafios que enfrentaram no processo?”; “de que maneira as tensões étnicas e sociais influenciaram os conflitos e os desdobramentos da luta pela independência em diferentes países da América Latina?”; “quais foram os desafios enfrentados pelos grupos sociais e étnicos marginalizados na construção de identidades nacionais pós-independência?”.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na definição do problema e na seleção da solução.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na elaboração do diário de bordo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da elaboração do diário de bordo.
  • Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar das discussões em sala de aula.
  • Refletir criticamente sobre o tema.