Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Compreender o tema grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação dos países da América Latina. É fundamental que os alunos compreendam que as independências não foram conquistadas apenas por um grupo social ou étnico, mas sim por uma luta coletiva. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a participação de mulheres e negros nas lutas de independência, e como esses grupos foram importantes para a conquista da liberdade. A metodologia utilizada será a aprendizagem entre pares, onde os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de outros grupos em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância de compreender a participação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência. Depois, divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um grupo social ou étnico que participou das lutas de independência na América Latina. Eles devem buscar informações sobre a participação desse grupo, seus líderes e suas contribuições para a conquista da independência.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e o template de avaliação para os outros grupos. Os outros grupos irão avaliar a apresentação de acordo com o template criado.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as participações dos diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência. Incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da participação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência e como isso influenciou na formação dos países da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e a construção de argumentos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância de compreender a participação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência.
  • Incentivar a pesquisa e a construção de argumentos.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um grupo social ou étnico que participou das lutas de independência na América Latina.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e o template de avaliação para os outros grupos.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos de acordo com o template criado.
  • Discutir em grupo sobre as participações dos diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência.