Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A independência das nações latino-americanas foi um processo histórico complexo e multifacetado, que envolveu diversos grupos sociais e étnicos. Nesta aula, vamos explorar como esses grupos participaram das lutas pela independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que nos ajudará a entender melhor as perspectivas e experiências desses grupos. Ao final da aula, os alunos serão capazes de identificar e explicar os protagonismos e a atuação desses grupos nas lutas de independência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking. Em seguida, divida os estudantes em grupos de quatro e dê a eles uma folha de papel para criar um mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema

    Apresente documentos históricos, ou artigos e livros para que os estudantes estudem sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Depois da pesquisa, os alunos irão preencher o mapa de empatia com informações sobre um grupo social ou étnico que participou das lutas de independência. Eles devem responder às seguintes perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala para ajudar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os grupos sociais e étnicos apresentados. Estimule a participação de todos e mediar a discussão.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula, destacando os pontos principais e reforçando os objetivos da atividade.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar mais sobre um dos grupos sociais ou étnicos apresentados na aula e escrever um texto sobre sua participação nas lutas de independência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência.
  • Estimular a empatia e a compreensão das perspectivas e experiências dos grupos sociais e étnicos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e discutir ideias de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão dos pontos principais da aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Thinking.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Compreender os pontos principais da aula.