Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Compreender sobre o tema grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação da América Latina e a luta pela independência. É importante que os alunos compreendam que a independência não foi uma conquista fácil e que diversos grupos sociais e étnicos tiveram papel fundamental nesse processo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Dessa forma, os alunos poderão aprender de forma lúdica e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas. Em seguida, explique sobre a metodologia gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um país latino-americano que lutou pela independência.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre os grupos sociais e étnicos que tiveram papel fundamental na luta pela independência do país escolhido. Os alunos deverão buscar informações sobre a participação de negros, indígenas, mestiços, crioulos, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, sendo que cada casa terá uma pergunta ou ação relacionada ao tema. Os alunos deverão criar o tabuleiro, o dado, os pinos e os cards de perguntas e ações.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos deverão explicar as regras do jogo e como ele está relacionado ao tema.

  6. Etapa 6 - Jogo em grupo

    Os alunos irão jogar em grupo os jogos criados pelos colegas. Cada grupo deverá jogar todos os jogos e registrar as respostas corretas e incorretas.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final do jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações aprendidas e como os grupos sociais e étnicos foram importantes na luta pela independência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização da atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do jogo.
  • Qualidade do jogo criado, incluindo a criatividade e a relação com o tema.
  • Participação dos alunos durante a apresentação dos jogos e durante o jogo em grupo.
  • Habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos e a participação dos mesmos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do jogo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar do jogo em grupo e registrar as respostas corretas e incorretas.
  • Discutir em grupo sobre as informações aprendidas e como os grupos sociais e étnicos foram importantes na luta pela independência.