Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Personagens importantes:
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre personagens importantes das lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. Eles deverão identificar o papel desses personagens na luta pela independência e apresentar suas descobertas para os colegas.
Estação 2 - Música e poesia:
Nesta estação, os alunos irão analisar músicas e poesias criadas durante as lutas de independência. Eles deverão identificar as mensagens transmitidas nessas obras e como elas ajudaram a mobilizar as pessoas para a luta pela independência.
Estação 3 - Grupos sociais e étnicos:
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os diferentes grupos sociais e étnicos que participaram das lutas de independência. Eles deverão identificar o papel desses grupos na luta pela independência e apresentar suas descobertas para os colegas.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a realização das estações, os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as informações apresentadas em cada estação. Eles deverão identificar semelhanças e diferenças entre as lutas de independência nos diferentes países e como os grupos sociais e étnicos foram importantes nessas lutas.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Medie a discussão e ajudar os alunos a fazerem conexões entre as informações apresentadas.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância dos diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Identificação correta dos personagens importantes e dos grupos sociais e étnicos nas lutas de independência.
- Análise crítica das fontes históricas utilizadas.
- Apresentação clara e objetiva das informações.
- Trabalho em grupo e colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia que será utilizada na aula.
- Mediar as discussões e ajudar os alunos a fazerem conexões entre as informações apresentadas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer perguntas que estimulem a análise crítica das fontes históricas.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância dos diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar corretamente os personagens importantes e os grupos sociais e étnicos nas lutas de independência.
- Analisar criticamente as fontes históricas utilizadas.
- Apresentar claramente as informações para os colegas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.