Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Discutir sobre os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é de extrema importância para entendermos a formação dos países da América Latina. Nesta aula, vamos explorar como diferentes grupos sociais e étnicos tiveram um papel fundamental nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É importante que os alunos compreendam que a história não é feita apenas por grandes líderes, mas também por pessoas comuns que lutaram por seus direitos e liberdade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Personagens importantes:

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre personagens importantes das lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. Eles deverão identificar o papel desses personagens na luta pela independência e apresentar suas descobertas para os colegas.

    Estação 2 - Música e poesia:

    Nesta estação, os alunos irão analisar músicas e poesias criadas durante as lutas de independência. Eles deverão identificar as mensagens transmitidas nessas obras e como elas ajudaram a mobilizar as pessoas para a luta pela independência.

    Estação 3 - Grupos sociais e étnicos:

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os diferentes grupos sociais e étnicos que participaram das lutas de independência. Eles deverão identificar o papel desses grupos na luta pela independência e apresentar suas descobertas para os colegas.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a realização das estações, os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as informações apresentadas em cada estação. Eles deverão identificar semelhanças e diferenças entre as lutas de independência nos diferentes países e como os grupos sociais e étnicos foram importantes nessas lutas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Medie a discussão e ajudar os alunos a fazerem conexões entre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância dos diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta dos personagens importantes e dos grupos sociais e étnicos nas lutas de independência.
  • Análise crítica das fontes históricas utilizadas.
  • Apresentação clara e objetiva das informações.
  • Trabalho em grupo e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia que será utilizada na aula.
  • Mediar as discussões e ajudar os alunos a fazerem conexões entre as informações apresentadas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas que estimulem a análise crítica das fontes históricas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância dos diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente os personagens importantes e os grupos sociais e étnicos nas lutas de independência.
  • Analisar criticamente as fontes históricas utilizadas.
  • Apresentar claramente as informações para os colegas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.