Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Conhecer os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é essencial para entender como os países da América Latina se formaram. Nesta aula, os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado usando a Sala de Aula Invertida. Vamos usar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e explorar exemplos de grupos como negros no Haiti, índios no México e mulatos no Brasil, que desempenharam papéis importantes na independência. Esses grupos foram fundamentais, mas muitas vezes foram esquecidos ou marginalizados na história oficial.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como será utilizada na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos para que os estudantes estudem em casa. Os alunos devem pesquisar sobre os grupos sociais e étnicos que tiveram papel importante nas lutas de independência na América Latina.Etapa 3 - Discussão em grupo
Discussão em grupo, os alunos devem se reunir em pequenos grupos para compartilhar as informações que pesquisaram sobre os grupos sociais e étnicos que tiveram um papel importante nas lutas de independência na América Latina.Etapa 4 - Criação de resumo
Ainda em seus grupos, os estudantes devem elaborar um resumo que destaque o papel dos grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina. O objetivo é sintetizar as informações pesquisadas e discutidas anteriormente em um texto conciso e informativo.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu resumo para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Debate
Após as apresentações, deve-se promover um debate em sala de aula sobre a importância dos grupos sociais e étnicos nas lutas de independência e como eles foram retratados na história oficial.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância de valorizar a diversidade étnica e social na construção da história.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre a história oficial.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do resumo elaborado pelo grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação.
- Participação construtiva no debate.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como será utilizada na aula.
- Disponibilizar materiais de pesquisa.
- Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e no debate.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância de valorizar a diversidade étnica e social na construção da história.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os grupos sociais e étnicos que tiveram papel importante nas lutas de independência na América Latina.
- Discutir as informações pesquisadas em grupo e elaborar um resumo.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar o resumo para a turma.
- Participar construtivamente do debate.