Aula sobre Grupos Sociais Etnicos Independencias Latino Americanas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Conhecer os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas é essencial para entender como os países da América Latina se formaram. Nesta aula, os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado usando a Sala de Aula Invertida. Vamos usar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e explorar exemplos de grupos como negros no Haiti, índios no México e mulatos no Brasil, que desempenharam papéis importantes na independência. Esses grupos foram fundamentais, mas muitas vezes foram esquecidos ou marginalizados na história oficial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos para que os estudantes estudem em casa. Os alunos devem pesquisar sobre os grupos sociais e étnicos que tiveram papel importante nas lutas de independência na América Latina.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Discussão em grupo, os alunos devem se reunir em pequenos grupos para compartilhar as informações que pesquisaram sobre os grupos sociais e étnicos que tiveram um papel importante nas lutas de independência na América Latina.

  4. Etapa 4 - Criação de resumo

    Ainda em seus grupos, os estudantes devem elaborar um resumo que destaque o papel dos grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina. O objetivo é sintetizar as informações pesquisadas e discutidas anteriormente em um texto conciso e informativo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu resumo para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, deve-se promover um debate em sala de aula sobre a importância dos grupos sociais e étnicos nas lutas de independência e como eles foram retratados na história oficial.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância de valorizar a diversidade étnica e social na construção da história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre a história oficial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do resumo elaborado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Participação construtiva no debate.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como será utilizada na aula.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e no debate.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância de valorizar a diversidade étnica e social na construção da história.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os grupos sociais e étnicos que tiveram papel importante nas lutas de independência na América Latina.
  • Discutir as informações pesquisadas em grupo e elaborar um resumo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar o resumo para a turma.
  • Participar construtivamente do debate.