Aula sobre Grupos Terroristas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula sobre Grupos Terroristas é um tema importante para ser discutido em sala de aula. O tema é um assunto que está presente na sociedade contemporânea e pode gerar muitas dúvidas e questionamentos nos alunos. É importante contextualizar o tema, explicando o que são grupos terroristas, quais são os principais grupos do mundo e quais são as suas motivações.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explicando a importância de discutir sobre grupos terroristas. Incentive a fala dos estudantes, visando descobrir seus conhecimentos.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Definição do problema
Apresente um problema relacionado ao tema da aula e peça para os grupos discutirem e definirem qual será o problema que eles irão abordar em seus diários de bordo. Por exemplo: como o terrorismo pode afetar a paz e a segurança global?Etapa 4 - Geração de alternativas
Peça para os estudantes pesquisarem sobre o tema. Dessa forma, terão fundamentação teórica nas alternativas encontradas para solucionar o problema definido.Etapa 5 - Seleção da solução
Peça para os grupos selecionarem a melhor alternativa para solucionar o problema que eles definiram.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Oriente os grupos a criarem um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Peça para os grupos apresentarem seus diários de bordo para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
- Estimular o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Habilidade de comunicação e colaboração dos alunos.
- Identificação dos conhecimentos prévios dos alunos.
- Habilidade de análise crítica dos alunos.
- Participação dos alunos na discussão, pesquisa, e apresentação dos diários de bordo.
Ações do professor
- Orientar os grupos na apresentação dos diários de bordo.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Fazer perguntas para desenvolver a habilidade de comunicação.
- Explicar a importância de discutir sobre grupos terroristas.
- Estimular a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Discutir o problema em grupo;
- Gerar alternativas para solucionar o problema que eles definiram;
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
- Comunicar suas ideias e opiniões;
- Apresentar seus diários de bordo para a turma;