Aula sobre Grupos Terroristas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre Grupos Terroristas é um tema importante para ser discutido em sala de aula. O tema é um assunto que está presente na sociedade contemporânea e pode gerar muitas dúvidas e questionamentos nos alunos. É importante contextualizar o tema, explicando o que são grupos terroristas, quais são os principais grupos do mundo e quais são as suas motivações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicando a importância de discutir sobre grupos terroristas. Incentive a fala dos estudantes, visando descobrir seus conhecimentos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Apresente um problema relacionado ao tema da aula e peça para os grupos discutirem e definirem qual será o problema que eles irão abordar em seus diários de bordo. Por exemplo: como o terrorismo pode afetar a paz e a segurança global?

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Peça para os estudantes pesquisarem sobre o tema. Dessa forma, terão fundamentação teórica nas alternativas encontradas para solucionar o problema definido.

  5. Etapa 5 - Seleção da solução

    Peça para os grupos selecionarem a melhor alternativa para solucionar o problema que eles definiram.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Oriente os grupos a criarem um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Peça para os grupos apresentarem seus diários de bordo para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
  • Estimular o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Habilidade de comunicação e colaboração dos alunos.
  • Identificação dos conhecimentos prévios dos alunos.
  • Habilidade de análise crítica dos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão, pesquisa, e apresentação dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na apresentação dos diários de bordo.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Fazer perguntas para desenvolver a habilidade de comunicação.
  • Explicar a importância de discutir sobre grupos terroristas.
  • Estimular a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Discutir o problema em grupo;
  • Gerar alternativas para solucionar o problema que eles definiram;
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
  • Comunicar suas ideias e opiniões;
  • Apresentar seus diários de bordo para a turma;