Aula sobre Grupos Terroristas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Grupos Terroristas" é um assunto atual e relevante em nossa sociedade, que pode ser encontrado em diversos meios de comunicação, como noticiários, filmes e séries. É importante que os estudantes compreendam o que é o terrorismo, seus objetivos e suas consequências. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada nesta aula para que os alunos possam trabalhar em grupo e desenvolver um mapa conceitual sobre o tema.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema "Grupos Terroristas" e perguntar aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, irá explicar o objetivo da aula e como será desenvolvida a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Você irá organizar os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e distribuirá uma folha em branco para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema "Grupos Terroristas". O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você poderá fornecer materiais de apoio, como livros e artigos, para auxiliar na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como chegaram às conclusões apresentadas. Faça perguntas e estimule o debate entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes ideias apresentadas nos mapas conceituais e como elas estão relacionadas ao tema "Grupos Terroristas".

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual em grupo.
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Organizar os alunos em grupos e fornecer materiais de apoio.
  • Estimular o debate e a reflexão individual.
  • Fazer perguntas e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar como chegaram às conclusões apresentadas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.