Aula sobre Grupos Terroristas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Grupos Terroristas" é um assunto que está presente em diversas partes do mundo e pode ser encontrado em noticiários, filmes e livros. É importante que os alunos compreendam o que são grupos terroristas, como eles agem e quais são as suas motivações. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema "Grupos Terroristas" e suas motivações. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre um grupo terrorista específico. Eles deverão buscar informações sobre suas origens, atuações, motivações e consequências.Etapa 3 - Debate
Os grupos apresentarão suas pesquisas em forma de debate. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas informações e 3 minutos para responder às perguntas dos demais grupos.Etapa 4 - Análise
Os alunos farão uma análise crítica sobre o papel dos grupos terroristas na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas. Eles deverão identificar como esses grupos afetam a sociedade.Etapa 5 - Produção
Os alunos criarão um material de divulgação sobre o tema abordado, como um cartaz ou um vídeo. Eles deverão utilizar as informações coletadas durante a pesquisa e análise crítica.Etapa 6 - Socialização
Os alunos apresentarão suas produções para a turma. Você poderá utilizar esse momento para fazer uma reflexão sobre o tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.Etapa 7 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade.
- Estimular a pesquisa em grupo e o debate crítico.
- Desenvolver a criatividade e a produção de material de divulgação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Coerência e clareza nas apresentações.
- Qualidade e criatividade do material de divulgação produzido.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as motivações dos grupos terroristas.
- Fornecer sugestões de grupos terroristas para pesquisa.
- Estimular o debate crítico e a análise dos aspectos positivos e negativos dos grupos terroristas.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Participar do debate crítico.
- Criar um material de divulgação sobre o tema.