Aula sobre Grupos Terroristas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O tema "Grupos Terroristas" é um assunto presente em diversas partes do mundo e que pode afetar diretamente a vida dos estudantes. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos terão a oportunidade de analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas. Para isso, os alunos irão realizar pesquisas, entrevistas e análises sobre o tema, culminando na criação de um infográfico para disseminação da informação.
Estudo de Caso
Etapa 1 - Introdução
Vocêirá introduzir o tema "Grupos Terroristas" e apresentar aos alunos o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema específico dentro do assunto para trabalhar.Etapa 2 - Identificação do problema
Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os alunos deverão realizar pesquisas em fontes confiáveis para coletar dados e informações relevantes sobre o problema identificado.Etapa 4 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os alunos deverão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções.Etapa 5 - Comparação
Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes confiáveis, para aprofundar a análise do problema.Etapa 6 - Soluções
Com base na análise realizada, cada grupo deverá apresentar possíveis soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminação da informação. Os grupos devem socializar suas produçõesEtapa 7 - Conclusão
Faça um resumo da aula e explique aos alunos a complexidade do tema e que não é simples acabar com os problemas que estão atrelados aos Grupos Terroristas, foque também nas situações que levam ao surgimento desses grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade.
- Estimular a pesquisa e análise crítica de informações.
- Incentivar a criatividade e a produção de material educativo para disseminação da informação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade e relevância das informações coletadas e analisadas.
- Criatividade e qualidade do infográfico produzido.
- Capacidade de apresentação e discussão dos resultados obtidos.
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema a ser trabalhado.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e análise de informações relevantes.
- Estimular a criatividade e a produção do infográfico.
- Avaliar e fornecer feedbacks para os alunos durante todo o processo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas e análises críticas de informações.
- Cooperar e trabalhar em equipe.
- Produzir um infográfico de qualidade para disseminação da informação.
- Apresentar e discutir os resultados obtidos com a turma.