Aula sobre Grupos Terroristas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Grupos Terroristas" é um assunto presente em diversas partes do mundo e que pode afetar diretamente a vida dos estudantes. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos terão a oportunidade de analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas. Para isso, os alunos irão realizar pesquisas, entrevistas e análises sobre o tema, culminando na criação de um infográfico para disseminação da informação.

Estudo de Caso


  1. Etapa 1 - Introdução

    Vocêirá introduzir o tema "Grupos Terroristas" e apresentar aos alunos o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema específico dentro do assunto para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas em fontes confiáveis para coletar dados e informações relevantes sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos deverão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes confiáveis, para aprofundar a análise do problema.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise realizada, cada grupo deverá apresentar possíveis soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminação da informação. Os grupos devem socializar suas produções

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e explique aos alunos a complexidade do tema e que não é simples acabar com os problemas que estão atrelados aos Grupos Terroristas, foque também nas situações que levam ao surgimento desses grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade.
  • Estimular a pesquisa e análise crítica de informações.
  • Incentivar a criatividade e a produção de material educativo para disseminação da informação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e relevância das informações coletadas e analisadas.
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido.
  • Capacidade de apresentação e discussão dos resultados obtidos.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema a ser trabalhado.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e análise de informações relevantes.
  • Estimular a criatividade e a produção do infográfico.
  • Avaliar e fornecer feedbacks para os alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e análises críticas de informações.
  • Cooperar e trabalhar em equipe.
  • Produzir um infográfico de qualidade para disseminação da informação.
  • Apresentar e discutir os resultados obtidos com a turma.