Aula sobre Grupos Terroristas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto com os alunos. Explique o que são grupos terroristas, quais são os principais grupos atuantes no mundo e no Brasil, e como eles agem. É importante também falar sobre as consequências do terrorismo para a sociedade e para as relações internacionais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como será a atividade de gamificação que será realizada para melhor compreensão do tema.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Os alunos discutem e definem as regras do jogo, como o número de jogadores, a ordem de jogada, as penalidades, entre outras.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os alunos criam o tabuleiro do jogo, com 51 casas que representam os diferentes aspectos relacionados ao tema.

  4. Etapa 4 - Elaboração dos cards de perguntas e ações

    Os alunos elaboram os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo, com base no conteúdo estudado.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os alunos testam o jogo e fazem ajustes necessários nas regras, no tabuleiro e nos cards,buscando melhorar a jogabilidade e a compreensão do conteúdo.

  6. Etapa 6 - Jogo em sala de aula

    Medie o compartilhemento dos jogos. Assim, todos terão a oportunidade de conhecer os jogos uns dos outros.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Avalie com os alunos a atividade e discutam os aprendizados obtidos. Busque identificar pontos positivos e aspectos que possam ser aprimorados em futuras atividades de gamificação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Apresentar e explorar um tema de forma lúdica através da gamificação.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos durante a criação e execução do jogo.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas durante a elaboração e teste do jogo.
  • Promover o aprendizado ativo e engajamento dos alunos com o conteúdo.
  • Identificar lacunas de conhecimento e reforçar o conteúdo por meio da elaboração dos cards de perguntas e ações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Coerência e relevância dos cards de perguntas e ações elaborados em relação ao tema estudado.
  • Qualidade da jogabilidade, incluindo equilíbrio das regras e do tabuleiro.
  • Clareza e efetividade da comunicação entre os jogadores.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o processo de criação e execução do jogo e sua relação com o conteúdo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a proposta de atividade de forma clara e motivadora.
  • Orientar e mediar a discussão dos alunos para definição das regras do jogo.
  • Oferecer suporte aos alunos durante a criação do tabuleiro e dos cards de perguntas e ações.
  • Monitorar o teste do jogo e fornecer feedback construtivo para ajustes necessários.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o processo e conteúdo abordado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Colaborar com os colegas na definição das regras do jogo e na criação do tabuleiro e dos cards.
  • Utilizar o pensamento crítico para elaboração de perguntas e ações relevantes.
  • Testar o jogo de forma justa e objetiva, fornecendo feedback construtivo.
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação e execução do jogo e sobre os aprendizados obtidos.