Aula sobre Grupos Terroristas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto com os alunos. Explique o que são grupos terroristas, quais são os principais grupos atuantes no mundo e no Brasil, e como eles agem. É importante também falar sobre as consequências do terrorismo para a sociedade e para as relações internacionais.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique como será a atividade de gamificação que será realizada para melhor compreensão do tema.Etapa 2 - Definição das regras do jogo
Os alunos discutem e definem as regras do jogo, como o número de jogadores, a ordem de jogada, as penalidades, entre outras.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Os alunos criam o tabuleiro do jogo, com 51 casas que representam os diferentes aspectos relacionados ao tema.Etapa 4 - Elaboração dos cards de perguntas e ações
Os alunos elaboram os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo, com base no conteúdo estudado.Etapa 5 - Teste do jogo
Os alunos testam o jogo e fazem ajustes necessários nas regras, no tabuleiro e nos cards,buscando melhorar a jogabilidade e a compreensão do conteúdo.Etapa 6 - Jogo em sala de aula
Medie o compartilhemento dos jogos. Assim, todos terão a oportunidade de conhecer os jogos uns dos outros.Etapa 7 - Avaliação da atividade
Avalie com os alunos a atividade e discutam os aprendizados obtidos. Busque identificar pontos positivos e aspectos que possam ser aprimorados em futuras atividades de gamificação.
Intencionalidades pedagógicas
- Apresentar e explorar um tema de forma lúdica através da gamificação.
- Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos durante a criação e execução do jogo.
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas durante a elaboração e teste do jogo.
- Promover o aprendizado ativo e engajamento dos alunos com o conteúdo.
- Identificar lacunas de conhecimento e reforçar o conteúdo por meio da elaboração dos cards de perguntas e ações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Coerência e relevância dos cards de perguntas e ações elaborados em relação ao tema estudado.
- Qualidade da jogabilidade, incluindo equilíbrio das regras e do tabuleiro.
- Clareza e efetividade da comunicação entre os jogadores.
- Reflexão crítica dos alunos sobre o processo de criação e execução do jogo e sua relação com o conteúdo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a proposta de atividade de forma clara e motivadora.
- Orientar e mediar a discussão dos alunos para definição das regras do jogo.
- Oferecer suporte aos alunos durante a criação do tabuleiro e dos cards de perguntas e ações.
- Monitorar o teste do jogo e fornecer feedback construtivo para ajustes necessários.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o processo e conteúdo abordado.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Colaborar com os colegas na definição das regras do jogo e na criação do tabuleiro e dos cards.
- Utilizar o pensamento crítico para elaboração de perguntas e ações relevantes.
- Testar o jogo de forma justa e objetiva, fornecendo feedback construtivo.
- Refletir criticamente sobre o processo de criação e execução do jogo e sobre os aprendizados obtidos.