Aula sobre Grupos Terroristas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Para aprofundar a discussão sobre os grupos terroristas, assunto atual e relevante para a compreensão da história contemporânea, os alunos do 9º ano do ensino fundamental serão desafiados a desenvolver a habilidade de análise crítica. Utilizando a metodologia ativa Rotação por Estações, os estudantes criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, que serão usados como ferramenta de avaliação da atividade e desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o assunto para os alunos. Para isso, utilize recursos como cartazes e imagens impressas, para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Vídeo:

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o grupo terrorista Al-Qaeda e responder a algumas perguntas sobre o vídeo. Forneça um roteiro impresso com as perguntas.

    Estação 2 - Texto:

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre o grupo terrorista Estado Islâmico e responder a algumas perguntas sobre o texto. Disponibilize o texto impresso e um roteiro com as perguntas.

    Estação 3 - Análise de imagens:

    Nesta estação, os alunos irão analisar imagens de atentados terroristas e responder a algumas perguntas sobre as imagens. O disponibilize as imagens impressas e um roteiro com as perguntas.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3Qs

    Os alunos irão para a quarta estação. Nesta estação, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”. Forneça um modelo impresso do template e orientações sobre como preenchê-lo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as respostas das estações e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a atividade com uma discussão em grupo sobre as respostas do template de Dinâmica dos 3 Qs e a importância da análise crítica sobre o tema “Grupos Terroristas”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o tema.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Utilizar recursos analógicos para aprimorar a compreensão do tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações e na discussão em grupo.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Análise crítica e reflexiva sobre o tema grupos Terroristas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Fornecer os recursos analógicos e orientações sobre as estações.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações e da discussão em grupo.
  • Responder corretamente às perguntas das estações.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs de forma reflexiva e crítica.