Aula sobre Guerra Da Cisplatina Formacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Guerra da Cisplatina foi um conflito armado que ocorreu entre 1825 e 1828, envolvendo o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina e Uruguai). O conflito teve como principal causa a disputa pela região da Banda Oriental, que atualmente corresponde ao território do Uruguai. A guerra teve grande importância para a formação do território brasileiro, pois consolidou a independência do país e ampliou suas fronteiras. Os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, a fim de compreender melhor as motivações e sentimentos dos personagens envolvidos na Guerra da Cisplatina.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, contextualizando a Guerra da Cisplatina e sua importância para a formação do território brasileiro. Utilize mapas e imagens para ilustrar o conflito e suas consequências.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique aos alunos o que é Design Thinking e como essa metodologia pode ser aplicada no estudo da História. Apresente exemplos de como o Design Thinking pode ser utilizado para compreender melhor as motivações e sentimentos dos personagens históricos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada campo deve ser preenchido com informações sobre os personagens envolvidos na Guerra da Cisplatina, como o imperador Dom Pedro I, o general Lecor e os líderes uruguaios.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre as motivações e sentimentos dos personagens históricos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma, utilizando recursos visuais como cartazes e slides.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância do Design Thinking para o estudo da História e como essa metodologia pode ajudar os alunos a compreender melhor os personagens históricos e suas motivações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar as transformações territoriais com as tensões e conflitos durante o Império.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas no mapa de empatia.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a importância do Design Thinking para o estudo da História.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia do Design Thinking e como ela pode ser aplicada no estudo da História.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância do Design Thinking para o estudo da História.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Contribuir com informações relevantes para o mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a importância do Design Thinking para o estudo da História.