Aula sobre Guerra Da Cisplatina Formacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Guerra da Cisplatina foi um conflito armado que ocorreu entre 1825 e 1828, envolvendo o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina e Uruguai). O conflito teve como principal motivo a disputa pela região da Banda Oriental, que atualmente corresponde ao território do Uruguai. A Guerra da Cisplatina foi um importante episódio na formação do território brasileiro, pois consolidou a independência do país e ampliou suas fronteiras. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar os principais aspectos da Guerra da Cisplatina e sua relação com a formação do território brasileiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre a Guerra da Cisplatina e a formação do território brasileiro. Os alunos terão que ler e discutir as informações em seus grupos.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores terão o mesmo tempo para se preparar para a atividade.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será dividido em duas partes: a primeira será a apresentação dos argumentos do grupo defensor e a segunda será a apresentação dos argumentos do grupo opositor. Cada grupo terá que apresentar seus argumentos e 5 minutos para responder às perguntas da banca julgadora.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora terá que deliberar e escolher o grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade e sua relação com a formação do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar as transformações territoriais com as tensões e conflitos durante o Império.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Argumentar e debater de forma crítica e fundamentada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos em seus grupos.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de resposta às perguntas da banca julgadora.
  • Coerência e fundamentação dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na deliberação da banca julgadora.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e garantir a participação ativa de todos os grupos.
  • Orientar a banca julgadora na deliberação e escolha do grupo vencedor.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a atividade e sua relação com a formação do território brasileiro.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborativamente em seus grupos.
  • Realizar a pesquisa e preparar os argumentos de forma fundamentada e coerente.
  • Apresentar os argumentos de forma clara e objetiva durante o debate.
  • Responder às perguntas da banca julgadora de forma fundamentada e coerente.
  • Participar ativamente e colaborativamente na deliberação da banca julgadora.