Aula sobre Guerra Da Cisplatina Formacao Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Guerra da Cisplatina foi um conflito armado que ocorreu entre 1825 e 1828, envolvendo o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina e Uruguai). O conflito teve como principal motivo a disputa pela região da Banda Oriental, que atualmente corresponde ao território do Uruguai. A Guerra da Cisplatina foi um importante episódio na formação do território brasileiro, pois consolidou a independência do país e ampliou suas fronteiras. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar os principais aspectos da Guerra da Cisplatina e sua relação com a formação do território brasileiro.
Etapa 1 - Introdução
Inicie contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre a Guerra da Cisplatina e a formação do território brasileiro. Os alunos terão que ler e discutir as informações em seus grupos.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores terão o mesmo tempo para se preparar para a atividade.Etapa 4 - Debate
O debate será dividido em duas partes: a primeira será a apresentação dos argumentos do grupo defensor e a segunda será a apresentação dos argumentos do grupo opositor. Cada grupo terá que apresentar seus argumentos e 5 minutos para responder às perguntas da banca julgadora.Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora
A banca julgadora terá que deliberar e escolher o grupo vencedor.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a atividade e sua relação com a formação do território brasileiro.
Intencionalidades pedagógicas
- Relacionar as transformações territoriais com as tensões e conflitos durante o Império.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Argumentar e debater de forma crítica e fundamentada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos em seus grupos.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de resposta às perguntas da banca julgadora.
- Coerência e fundamentação dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos na deliberação da banca julgadora.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e garantir a participação ativa de todos os grupos.
- Orientar a banca julgadora na deliberação e escolha do grupo vencedor.
- Fazer uma breve conclusão sobre a atividade e sua relação com a formação do território brasileiro.
Ações do aluno
- Participar ativamente e colaborativamente em seus grupos.
- Realizar a pesquisa e preparar os argumentos de forma fundamentada e coerente.
- Apresentar os argumentos de forma clara e objetiva durante o debate.
- Responder às perguntas da banca julgadora de forma fundamentada e coerente.
- Participar ativamente e colaborativamente na deliberação da banca julgadora.