Aula sobre Guerra Da Cisplatina Formacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Guerra da Cisplatina foi um conflito armado que ocorreu entre 1825 e 1828, envolvendo o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina e Uruguai). O conflito teve como principal causa a disputa pela região da Banda Oriental, que atualmente corresponde ao território do Uruguai. A Guerra da Cisplatina foi um importante episódio na formação do território brasileiro, pois consolidou a independência do Uruguai e fortaleceu a posição do Brasil como potência regional. Neste momento, os alunos irão aprender sobre a Guerra da Cisplatina e suas consequências para a formação do território brasileiro, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a Guerra da Cisplatina, explicando suas causas e consequências. Em seguida, faça a divisão da turma em três grupos, que deverão vivenciar todas as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Mapa Interativo

    Os alunos irão acessar um mapa interativo que mostra as fronteiras do Brasil e dos países vizinhos antes e depois da Guerra da Cisplatina. Eles deverão identificar as mudanças territoriais ocorridas e relacioná-las com as tensões e conflitos durante o Império.

    Estação 2 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre as causas e consequências da Guerra da Cisplatina. Forneça argumentos para cada lado e os alunos deverão defender suas posições.

    Estação 3 - Análise de Fontes

    Os alunos irão analisar fontes históricas, como cartas e diários de personagens envolvidos na Guerra da Cisplatina. Eles deverão identificar as diferentes perspectivas e interesses envolvidos no conflito.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas. Os alunos deverão compartilhar suas conclusões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar as transformações territoriais com as tensões e conflitos durante o Império.
  • Estimular o debate e a análise crítica de fontes históricas.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta das mudanças territoriais ocorridas durante a Guerra da Cisplatina.
  • Argumentação coerente e fundamentada no debate.
  • Análise crítica das fontes históricas.
  • Compreensão das causas e consequências da Guerra da Cisplatina.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Guerra da Cisplatina.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
  • Fornecer argumentos para o debate e orientar a análise das fontes históricas.
  • Sintetizar as atividades realizadas e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Acessar o mapa interativo e identificar as mudanças territoriais ocorridas.
  • Participar do debate e defender suas posições.
  • Analisar as fontes históricas e identificar as diferentes perspectivas e interesses envolvidos no conflito.
  • Compartilhar suas conclusões e aprendizados.