Aula sobre Guerra Da Cisplatina Formacao Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a Guerra da Cisplatina, explicando suas causas e consequências. Em seguida, faça a divisão da turma em três grupos, que deverão vivenciar todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Mapa InterativoOs alunos irão acessar um mapa interativo que mostra as fronteiras do Brasil e dos países vizinhos antes e depois da Guerra da Cisplatina. Eles deverão identificar as mudanças territoriais ocorridas e relacioná-las com as tensões e conflitos durante o Império.
Estação 2 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre as causas e consequências da Guerra da Cisplatina. Forneça argumentos para cada lado e os alunos deverão defender suas posições.
Estação 3 - Análise de Fontes
Os alunos irão analisar fontes históricas, como cartas e diários de personagens envolvidos na Guerra da Cisplatina. Eles deverão identificar as diferentes perspectivas e interesses envolvidos no conflito.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas. Os alunos deverão compartilhar suas conclusões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Relacionar as transformações territoriais com as tensões e conflitos durante o Império.
- Estimular o debate e a análise crítica de fontes históricas.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Identificação correta das mudanças territoriais ocorridas durante a Guerra da Cisplatina.
- Argumentação coerente e fundamentada no debate.
- Análise crítica das fontes históricas.
- Compreensão das causas e consequências da Guerra da Cisplatina.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a Guerra da Cisplatina.
- Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
- Fornecer argumentos para o debate e orientar a análise das fontes históricas.
- Sintetizar as atividades realizadas e estimular a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Acessar o mapa interativo e identificar as mudanças territoriais ocorridas.
- Participar do debate e defender suas posições.
- Analisar as fontes históricas e identificar as diferentes perspectivas e interesses envolvidos no conflito.
- Compartilhar suas conclusões e aprendizados.