Aula sobre Guerra Da Cisplatina Formacao Do Territorio Brasileiro
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Guerra da Cisplatina foi um conflito armado que ocorreu entre 1825 e 1828, envolvendo o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina). O conflito teve como principal motivo a disputa pela região da Banda Oriental, que atualmente corresponde ao território do Uruguai. A Guerra da Cisplatina foi importante para a formação do território brasileiro, pois consolidou a independência do Uruguai e permitiu a expansão territorial do Brasil para o sul. Os alunos irão aprender sobre a Guerra da Cisplatina e sua importância para a formação do território brasileiro, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criando um template de Dinâmica dos 3 Qs.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a Guerra da Cisplatina, explicando sua importância para a formação do território brasileiro. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas e curiosidades sobre o tema.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a Guerra da Cisplatina e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o material previamente ou utilize recursos digitais para que os alunos possam acessá-lo em sala.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as respostas às perguntas da etapa anterior. Circule, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, relacionando o conteúdo aprendido sobre a Guerra da Cisplatina. Forneça exemplos e orientações sobre como criar o template.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando as escolhas feitas e as relações estabelecidas entre os campos Que bom, Que pena e Que tal.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Relacionar as transformações territoriais com as tensões e conflitos durante o Império.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Criar e utilizar ferramentas de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação do template.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma síntese da aula e destacar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre a Guerra da Cisplatina.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo para a turma.