Aula sobre Guerra Da Cisplatina Formacao Do Territorio Brasileiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Guerra da Cisplatina foi um conflito armado que ocorreu entre 1825 e 1828, envolvendo o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina). O conflito teve como principal motivo a disputa pela região da Banda Oriental, que atualmente corresponde ao território do Uruguai. A Guerra da Cisplatina foi importante para a formação do território brasileiro, pois consolidou a independência do Uruguai e permitiu a expansão territorial do Brasil para o sul. Os alunos irão aprender sobre a Guerra da Cisplatina e sua importância para a formação do território brasileiro, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criando um template de Dinâmica dos 3 Qs.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a Guerra da Cisplatina, explicando sua importância para a formação do território brasileiro. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas e curiosidades sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a Guerra da Cisplatina e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o material previamente ou utilize recursos digitais para que os alunos possam acessá-lo em sala.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as respostas às perguntas da etapa anterior. Circule, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, relacionando o conteúdo aprendido sobre a Guerra da Cisplatina. Forneça exemplos e orientações sobre como criar o template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando as escolhas feitas e as relações estabelecidas entre os campos Que bom, Que pena e Que tal.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar as transformações territoriais com as tensões e conflitos durante o Império.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre a Guerra da Cisplatina.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo para a turma.