Guerra do Ópio

Nessa aula de História você vai conhecer mais sobre a Guerra do Ópio e o contexto imperialista. Vamos aprender? 📚


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A Guerra do Ópio foi um conflito em que países imperialistas pressionavam um país asiático a vender ópio em seu território. Ópio é uma droga retirada da flor papoula. O maior fator por trás disso era o lucro comercial. Quais países estavam envolvidos na Guerra do Ópio?

    A) Inglaterra e Coreia.

    B) Inglaterra e China.

    C) França e Brasil.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Ensino Híbrido:

    A Guerra do Ópio foi um conflito que ocorreu entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX. A Inglaterra, que buscava expandir seu comércio, passou a importar ópio da Índia para a China, o que gerou uma grande dependência dos chineses pela droga. Preocupado com a saúde de sua população, o governo chinês proibiu a importação e o consumo do ópio. A Inglaterra, por sua vez, não aceitou a proibição e iniciou uma guerra contra a China. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Guerra do Ópio e o imperialismo na Ásia, identificando o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    A Guerra do Ópio foi um conflito que ocorreu entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX, devido ao comércio de ópio. Esse tema é importante para entendermos a relação entre países imperialistas e as populações locais, que muitas vezes resistiam à dominação estrangeira. Para tornar a aula mais envolvente, é possível trazer exemplos atuais de conflitos entre países e mostrar como a história pode nos ajudar a entender essas situações.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A Guerra do Ópio foi um conflito entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX, que teve como causa a tentativa britânica de impor o comércio de ópio na China. Esse conflito teve consequências significativas para a China e para o mundo, e é importante para entendermos a história das relações internacionais e do imperialismo. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo sobre a Guerra do Ópio, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A Guerra do Ópio foi um conflito que ocorreu entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX. A Inglaterra, que buscava expandir seu comércio, passou a importar ópio para a China, o que gerou uma grande dependência dos chineses pela droga. O governo chinês tentou proibir a importação, o que levou a uma guerra que durou de 1839 a 1842. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A Guerra do Ópio foi um conflito entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX, que teve como causa a tentativa britânica de impor o comércio de ópio na China. Esse conflito teve consequências significativas para a China e para o mundo, e é importante que os estudantes compreendam sua importância histórica. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, "que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A Guerra do Ópio foi um conflito que ocorreu entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX, devido ao comércio de ópio. Esse tema é importante para entendermos as relações comerciais e políticas entre países na época, além de refletir sobre o imperialismo e a resistência das populações locais. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de problema, exploração de consequências e análise histórica, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: