Aula sobre Guerra Do Opio
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da Guerra do Ópio para a compreensão da história mundial. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre um aspecto da Guerra do Ópio, como as causas, as consequências, os personagens envolvidos, etc. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos. Também peça para que cada membro do grupo organize suas anotações.Etapa 4 - Divisão em novos grupos
Divida os estudantes em novos grupos, de forma que os grupos tenham pelo menos um membro do grupo anterior.Etapa 5 - Apresentação
Cada membro do grupo deve apresentar suas pesquisas realizadas na etapa anterior. Cada estudante terá a oportunidade de ensinar o que aprendeu e aprender sobre outros aspectos do tema. Circule pela aula para averiguar se todos estão compartilhando seus conhecimentos de maneira adequada.Etapa 6 - Discussão
Após todas as apresentações, dissolva os grupos e promova um debate entre os alunos. Incentive-os a expressar suas opiniões, fazer perguntas e compartilhar insights sobre os diferentes aspectos abordados na Guerra do Ópio. Estimule a discussão saudável e o respeito às diferentes perspectivas. Nesse momento, aproveite para tirar possíveis dúvidas sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula, ressaltando os pontos-chave discutidos e a importância da Guerra do Ópio na compreensão da história mundial. Encoraje os alunos a continuar explorando o tema por conta própria e a compartilhar suas descobertas com colegas e familiares. Reforce a importância do trabalho em grupo e da troca de conhecimentos como uma forma enriquecedora de aprendizado.Dica: Uma alternativa é permitir que cada grupo faça a pesquisa sobre o tema e realize uma apresentação para toda a turma, em vez de cada membro do grupo apresentar um aspecto específico. No entanto, é importante notar que quando cada membro compartilha o que aprendeu, isso pode incentivar os estudantes a se dedicarem mais aos estudos. Essa abordagem promove a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos, criando um ambiente acolhedor e empático para o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na construção de um template de avaliação por pares.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e ser avaliado pelos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da Guerra do Ópio.
- Dividir os alunos em grupos e explicar a metodologia de avaliação por pares.
- Disponibilizar materiais de pesquisa e orientar os alunos na criação do template de avaliação.
- Conduzir a discussão sobre as avaliações e os resultados obtidos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da Guerra do Ópio para a compreensão da história mundial.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um aspecto da Guerra do Ópio.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar suas pesquisas e avaliar os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
- Comentar sobre o que aprenderam e como a metodologia ajudou na compreensão do tema.
- Participar da discussão sobre as avaliações e os resultados obtidos.