Aula sobre Guerra Do Opio

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Guerra do Ópio foi um conflito que ocorreu entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX. A Inglaterra, que buscava expandir seu comércio, passou a importar ópio para a China, o que gerou uma grande dependência dos chineses pela droga. O governo chinês tentou proibir a importação, o que levou a uma guerra que durou de 1839 a 1842. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da Guerra do Ópio e explique a importância do protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Vídeo:

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a Guerra do Ópio e responderão a um questionário escrito sobre o conteúdo apresentado. Permita que os estudantes discutam as perguntas e as repostas, assim eles terão a oportunidade de compartilharem seus conhecimentos.

    Estação 2 - Debate:

    Os alunos participarão de um debate sobre a Guerra do Ópio, discutindo as causas e consequências do conflito. Para auxiliá-los disponibilize um texto que explora o tema, oferecendo informações relevantes e perspectivas diversas. Através desse material de apoio, os alunos terão subsídios para embasar suas argumentações e participar de um debate mais embasado e enriquecedor.

    Estação 3 - Mapa:

    Os alunos irão analisar um mapa da China durante a Guerra do Ópio e identificar as principais cidades e regiões envolvidas no conflito. Proponha algumas perguntas para a análise ser feita corretamente. Peça para escreverem quais são as principais cidades marcadas no mapa e quais são as regiões envolvidas no conflito.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Proporcione um ambiente de troca, deixando os estudantes livres para falarem e exporem o que aprenderam. Retome os principais pontos discutidos nas estações e faça uma síntese do que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar mapas históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos e fatos históricos relacionados à Guerra do Ópio.
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Assistir ao vídeo e responder ao questionário.
  • Participar do debate e contribuir com argumentos relevantes.