Aula sobre Guerra Do Opio
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da Guerra do Ópio e explique a importância do protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Vídeo:
Os alunos assistirão a um vídeo sobre a Guerra do Ópio e responderão a um questionário escrito sobre o conteúdo apresentado. Permita que os estudantes discutam as perguntas e as repostas, assim eles terão a oportunidade de compartilharem seus conhecimentos.
Estação 2 - Debate:
Os alunos participarão de um debate sobre a Guerra do Ópio, discutindo as causas e consequências do conflito. Para auxiliá-los disponibilize um texto que explora o tema, oferecendo informações relevantes e perspectivas diversas. Através desse material de apoio, os alunos terão subsídios para embasar suas argumentações e participar de um debate mais embasado e enriquecedor.
Estação 3 - Mapa:
Os alunos irão analisar um mapa da China durante a Guerra do Ópio e identificar as principais cidades e regiões envolvidas no conflito. Proponha algumas perguntas para a análise ser feita corretamente. Peça para escreverem quais são as principais cidades marcadas no mapa e quais são as regiões envolvidas no conflito.
Etapa 3 - Conclusão
Proporcione um ambiente de troca, deixando os estudantes livres para falarem e exporem o que aprenderam. Retome os principais pontos discutidos nas estações e faça uma síntese do que foi aprendido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar mapas históricos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos e fatos históricos relacionados à Guerra do Ópio.
- Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Assistir ao vídeo e responder ao questionário.
- Participar do debate e contribuir com argumentos relevantes.