Aula sobre Guerra Do Opio

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Guerra do Ópio foi um conflito entre a China e a Grã-Bretanha no século XIX, que teve como causa a tentativa britânica de impor o comércio de ópio na China. Esse conflito teve consequências significativas para a China e para o mundo, e é importante que os estudantes compreendam sua importância histórica. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, "que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema da Guerra do Ópio e sua relevância histórica. Encoraje os alunos a fazerem perguntas e expressarem suas opiniões sobre o assunto. Ao lidar com respostas incorretas, em vez de fornecer a resposta correta imediatamente, pergunte aos alunos se estão certos em suas afirmações, estimulando sua curiosidade e incentivando-os a refletir mais profundamente sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Organize os alunos em grupos e forneça materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que realizem estudos individuais em casa. Incentive-os a explorar o tema da Guerra do Ópio e suas repercussões tanto para a China quanto para o mundo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Em sala, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena", "que tal". Eles devem pensar em questões podem ser encaixadas em cada um desses campos, relacionadas ao tema da Guerra do Ópio. No campo “que bom”, eles podem refletir sobre a importancia de compreender esse tema na atualizade, no campo “que pena” eles podem refletir sobre os pontos negativos. O campo “que tal” pode ajudá-los a pensar sobre a atualidade e sobre como acontecimentos como esse podem ser evitados. Incentivee medie o surgimento de outros pontos e perpectivas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Peça para que eles discutam as perguntas criadas no template de Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem compartilhar suas opiniões e conhecimentos, além de debater sobre as consequências da Guerra do Ópio.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e opiniões sobre o tema. Incentive a participação de todos os alunos e promover um debate saudável e respeitoso.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Encoraje os alunos a refletirem sobre o conteúdo aprendido na aula e a considerarem como esses conhecimentos podem ser aplicados em suas vidas. Incentive a escrita de um breve texto de reflexão para registrar suas ideias e pensamentos. É importante ressaltar que o texto é de uso pessoal dos estudantes e não precisa ser muito elaborado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e sua própria participação na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a pesquisa e o debate sobre temas históricos relevantes.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no debate sobre o tema.
  • Criação de perguntas relevantes para o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação das conclusões.
  • Reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover o debate saudável e respeitoso entre os alunos.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e do debate sobre o tema.
  • Criar perguntas relevantes para o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação das conclusões.
  • Refletir criticamente sobre o que foi aprendido na aula.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.