Aula sobre Hereditariedade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de começar a aula, é importante contextualizar o assunto da Hereditariedade. Comece a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre a lei da Hereditariedade de Mendel, e se sim, o que sabem sobre ela. É importante também explicar a importância do estudo da Hereditariedade, como ele é importante na compreensão de como as características são transmitidas de geração em geração e para a continuidade das espécies.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos um problema relacionado ao tema da Hereditariedade, como, por exemplo: "Uma família com um histórico de diabete está preocupada com a possibilidade de seus filhos desenvolverem a doença. Como eles podem prevenir isso?".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir possíveis alternativas para resolver o problema apresentado. Forneça algumas pistas para ajudá-los, como a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar a sua solução para o problema, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre Hereditariedade. Incentive a discussão entre os grupos, para que eles possam aprender mutuamente e aprimorar suas soluções.

  4. Etapa 4 - Análise das soluções

    Ao final analise as soluções apresentadas pelos grupos e fornecer feedbacks construtivos. É importante que os alunos entendam que não existe uma solução única para o problema e que, cada grupo pode ter uma abordagem diferente.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Forneça uma modelo de diário e explique a importância de documentar todo o processo de aprendizagem, para que eles possam revisar e aprimorar suas soluções no futuro.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o processo de resolução do problema e as soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos aprendidos sobre Hereditariedade e destacando a importância da colaboração e do trabalho em equipe na resolução de problemas.

    Dica: Para facilitar a dinâmica da aula, forneça o modelo de diário de bordo apresentado abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de relacionar os conceitos aprendidos sobre Hereditariedade com a resolução do problema apresentado.
  • Qualidade da solução apresentada no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema relacionado à Hereditariedade.
  • Fornecer pistas para ajudar os alunos na geração de alternativas.
  • Analisar as soluções apresentadas pelos grupos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar soluções criativas e inovadoras para o problema apresentado.
  • Documentar todo o processo de aprendizagem no diário de bordo.