Aula sobre Hereditariedade
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Antes de começar a aula, é importante contextualizar o assunto da Hereditariedade. Comece a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre a lei da Hereditariedade de Mendel, e se sim, o que sabem sobre ela. É importante também explicar a importância do estudo da Hereditariedade, como ele é importante na compreensão de como as características são transmitidas de geração em geração e para a continuidade das espécies.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente aos alunos um problema relacionado ao tema da Hereditariedade, como, por exemplo: "Uma família com um histórico de diabete está preocupada com a possibilidade de seus filhos desenvolverem a doença. Como eles podem prevenir isso?".Etapa 2 - Geração de alternativas
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir possíveis alternativas para resolver o problema apresentado. Forneça algumas pistas para ajudá-los, como a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos.Etapa 3 - Solução
Cada grupo deve apresentar a sua solução para o problema, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre Hereditariedade. Incentive a discussão entre os grupos, para que eles possam aprender mutuamente e aprimorar suas soluções.Etapa 4 - Análise das soluções
Ao final analise as soluções apresentadas pelos grupos e fornecer feedbacks construtivos. É importante que os alunos entendam que não existe uma solução única para o problema e que, cada grupo pode ter uma abordagem diferente.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Forneça uma modelo de diário e explique a importância de documentar todo o processo de aprendizagem, para que eles possam revisar e aprimorar suas soluções no futuro.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o processo de resolução do problema e as soluções apresentadas.Etapa 7 - Síntese
Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos aprendidos sobre Hereditariedade e destacando a importância da colaboração e do trabalho em equipe na resolução de problemas.Dica: Para facilitar a dinâmica da aula, forneça o modelo de diário de bordo apresentado abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de relacionar os conceitos aprendidos sobre Hereditariedade com a resolução do problema apresentado.
- Qualidade da solução apresentada no diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o problema relacionado à Hereditariedade.
- Fornecer pistas para ajudar os alunos na geração de alternativas.
- Analisar as soluções apresentadas pelos grupos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar soluções criativas e inovadoras para o problema apresentado.
- Documentar todo o processo de aprendizagem no diário de bordo.