Aula sobre Hereditariedade

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre Hereditariedade pretende explicar aos alunos como as características de uma pessoa são transmitidas geneticamente de seus pais para seus filhos, com base na herança genética. Além disso, é importante que os alunos entendam como a genética pode explicar algumas doenças e condições que podem ser transmitidas de geração em geração.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e introdução ao Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Apresente o tema da aula, explicando o conceito de hereditariedade e transmissão de características genéticas. Em seguida, explique como funciona o conceito deModelo de Debate Crítico (MDC), que será utilizado durante toda a aula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo sobre exemplos práticos de características hereditárias em animais e plantas

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre exemplos práticos de características hereditárias em animais e plantas. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para toda a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar, em grupo, um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate crítico sobre a transmissão de características hereditárias

    Os alunos deverão participar de um debate crítico sobre a transmissão de características hereditárias, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Estimule a participação de todos e incentive a argumentação baseada em fatos e exemplos.

  5. Etapa 5 - Identificação de características hereditárias na família dos alunos

    Os alunos deverão identificar, em sua própria família, as características hereditárias transmitidas de geração em geração. Em seguida, deverão relacionar essas características aos seus ancestrais.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre doenças e condições hereditárias

    Apresente exemplos de doenças e condições (Síndrome de Down, câncer, diabete, etc.) que podem ser transmitidas geneticamente. Os alunos deverão discutir sobre esses exemplos e identificar quais características são hereditárias.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula e avaliação

    Faça uma breve conclusão da aula, reforçando os principais conceitos abordados. Os alunos deverão fazer uma autoavaliação e avaliação dos colegas, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender como as características são transmitidas de geração em geração através dos gametas.
  • Associar as características hereditárias aos ancestrais e descendentes.
  • Identificar as doenças e condições que podem ser transmitidas geneticamente.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de hereditariedade e transmissão de características genéticas.
  • Capacidade de associar as características aos ancestrais e descendentes.
  • Identificação das doenças e condições que podem ser transmitidas geneticamente.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de características hereditárias em animais e plantas.
  • Utilizar recursos analógicos, como cartazes e imagens, para ilustrar os conceitos.
  • Estimular a participação dos alunos no debate crítico e na criação do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico, expondo suas ideias e opiniões.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica, com base nos critérios estabelecidos pelo professor.
  • Identificar as características hereditárias em sua própria família e relacioná-las aos seus ancestrais.