Aula sobre Hereditariedade
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Hereditariedade" é um assunto muito importante para a compreensão da genética e da biologia em geral. Ele está presente em nosso cotidiano, como na semelhança física entre pais e filhos, na cor dos olhos, cabelos, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Pré-aula
Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre Hereditariedade e responder a algumas perguntas sobre o assunto. Selecione o vídeo em uma plataforma digital acessível e forneça com antecedência.Etapa 2 - Criação do modelo dos 3Qs
Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?". Eles deverão preencher o modelo com informações sobre a hereditariedade, como exemplos de características físicas e comportamentais que são transmitidas de pais para filhos.Etapa 3 - Apresentação dos modelos
Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma, explicando as informações contidas em cada campo.Etapa 4 - Aporte teórico
Apresente aos alunos os conceitos de genótipo e fenótipo, e como eles estão relacionados à hereditariedade.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos deverão realizar uma atividade prática, na qual deverão cruzar características físicas de seus familiares para entender como funciona a transmissão de características hereditárias.Etapa 6 - Respondendo perguntas
Para finalizar a aula, os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o tema utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado anteriormente.Etapa 7 - Encerramento
Finalize a aula fazendo um síntese dos conteúdos e corrigindo as perguntas feitas anteriormente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar os gametas à transmissão das características hereditárias.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Compreender os conceitos de genótipo e fenótipo e como eles se relacionam à hereditariedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realização da atividade prática de cruzamento de características hereditárias.
- Respostas completas e coerentes às perguntas sobre o tema utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Preparar o vídeo sobre Hereditariedade para os alunos assistirem antes da aula.
- Explicar os conceitos de genótipo e fenótipo.
- Orientar os alunos na realização da atividade prática de cruzamento de características hereditárias.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre Hereditariedade antes da aula.
- Participar ativamente da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar a atividade prática de cruzamento de características hereditárias.