Aula sobre Heredograma
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O heredograma é uma ferramenta utilizada para representar a transmissão de características genéticas de uma geração para outra. Esse tema é muito importante para entendermos como se dá a herança de características físicas e comportamentais, como a cor dos olhos, cabelos, altura, entre outras. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. A aula será desenvolvida em sete etapas, onde os alunos irão discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade e aplicar esse conhecimento para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Faça uma breve introdução sobre o heredograma e sua importância para a genética. Em seguida, os alunos irão criar seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Conceitos básicos
Explique os conceitos básicos de hereditariedade, como fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação. Os alunos irão registrar as informações em seus templates.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de heredogramas e peça que os alunos identifiquem as características hereditárias presentes em cada um deles. Os alunos irão registrar as informações em seus templates.Etapa 4 - Resolução de problemas
Os alunos irão resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. Oriente e auxilie durante a atividade.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas propostos. Oriente e mediar a discussão.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e os alunos irão registrar suas conclusões em seus templates.Etapa 7 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates, registrando o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
- Aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Capacidade dos alunos em identificar as características hereditárias presentes em um heredograma.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Mediar a discussão em grupo.
- Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem.
- Registrar as informações em seus templates.
- Discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas propostos.