Aula sobre Heredograma

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O heredograma é uma ferramenta utilizada para representar a transmissão de características genéticas de uma geração para outra. Esse tema é muito importante para entendermos como se dá a herança de características físicas e comportamentais, como a cor dos olhos, cabelos, altura, entre outras. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. A aula será desenvolvida em sete etapas, onde os alunos irão discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade e aplicar esse conhecimento para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve introdução sobre o heredograma e sua importância para a genética. Em seguida, os alunos irão criar seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Conceitos básicos

    Explique os conceitos básicos de hereditariedade, como fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação. Os alunos irão registrar as informações em seus templates.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de heredogramas e peça que os alunos identifiquem as características hereditárias presentes em cada um deles. Os alunos irão registrar as informações em seus templates.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. Oriente e auxilie durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas propostos. Oriente e mediar a discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e os alunos irão registrar suas conclusões em seus templates.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates, registrando o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
  • Aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Capacidade dos alunos em identificar as características hereditárias presentes em um heredograma.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Registrar as informações em seus templates.
  • Discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas propostos.