Aula sobre Heredograma

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O assunto heredograma é uma ferramenta importante na área da genética que possibilita a representação da herança de características genéticas de uma família ao longo das gerações. Compreender essa ferramenta é fundamental para entender a transmissão de características hereditárias e suas implicações.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.".

Plano de aula em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar de heredograma e se sabem para que serve. Explique o que é o heredograma e qual sua importância na genética. Apresente exemplos de heredogramas para que os alunos possam visualizar melhor.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso envolvendo a transmissão de uma característica genética em uma família. Peça aos alunos que trabalhem em grupos e discutam a situação apresentada. Eles devem identificar quais são as características hereditárias envolvidas e como elas são transmitidas de geração em geração.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Explique aos alunos que eles irão criar um template de infográfico contendo as informações necessárias para representar o heredograma apresentado no estudo de caso. Os alunos devem criar um modelo com lacunas a serem preenchidas.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do infográfico

    Peça aos alunos que preencham o infográfico com as informações obtidas no estudo de caso. Eles devem trabalhar em grupos e discutir as informações para preencher corretamente o modelo criado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos e explicar como chegaram às informações apresentadas. O professor deve fazer perguntas para verificar se os alunos compreenderam corretamente o conceito de heredograma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Incentive uma discussão em grupo sobre o tema. Os alunos devem discutir as implicações do heredograma em diferentes contextos e como ele pode ser útil em outras áreas da ciência.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o assunto e reforce a importância do heredograma na área da genética. Explique que esse conhecimento pode ser utilizado tanto na vida pessoal quanto profissional dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e interpretar informações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de heredograma.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Habilidade de preencher corretamente o modelo de infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão do tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer perguntas para verificar se os alunos compreenderam corretamente o conceito de heredograma.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para discutir o estudo de caso.
  • Criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas.
  • Preencher o infográfico com as informações obtidas no estudo de caso.