Aula sobre Heredograma
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade, considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
Recursos necessários:
- Papel pardo;
- Canetas coloridas;
- Giz de cera;
- Tesoura;
- Dados para jogos.
A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.
Etapa 1 - Divisão em grupos (5 minutos)
\- Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Criação do jogo (20 minutos)
\- Cada grupo deverá criar um jogo que envolva o tema heredograma. O jogo deve conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?\- Os alunos deverão utilizar os recursos analógicos disponíveis para a criação do jogo.
Etapa 3 - Apresentação dos jogos (20 minutos)
\- Cada grupo apresentará seu jogo para a turma.\- Após a apresentação, os demais alunos deverão jogar o jogo criado pelo grupo.
Etapa 4 - Discussão sobre a hereditariedade (20 minutos)
\- Conduza uma discussão sobre as características genéticas apresentadas nos jogos e como elas são transmitidas entre os indivíduos de uma família.\- Os alunos deverão relacionar as características apresentadas nos jogos com as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
Etapa 5 - Resolução de problemas (20 minutos)
\- Apresente alguns problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.\- Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos durante a aula para solucionar os problemas.
Etapa 6 - Avaliação (5 minutos)
\- Faça uma avaliação oral da aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre hereditariedade e como aplicarão esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade dos alunos;
- Estimular a participação e colaboração em grupo;
- Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo;
- Qualidade e criatividade do jogo criado pelo grupo;
- Capacidade de relacionar as características apresentadas nos jogos com as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
- Habilidade de solucionar problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e realizar uma breve revisão sobre as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
- Conduzir a discussão sobre as características genéticas apresentadas nos jogos e como elas são transmitidas entre os indivíduos de uma família;
- Apresentar problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos;
- Avaliar a participação e o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um jogo que envolva o tema heredograma;
- Participar da apresentação dos jogos criados pelos demais grupos;
- Relacionar as características apresentadas nos jogos com as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
- Solucionar problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.