Aula sobre Heredograma

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O estudo da hereditariedade é fundamental para compreender como as características dos seres vivos são transmitidas de geração em geração. Nesse sentido, a construção de heredogramas é uma ferramenta importante para visualizar como as características genéticas são transmitidas entre os indivíduos de uma família.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade, considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

Recursos necessários:

- Papel pardo;

- Canetas coloridas;

- Giz de cera;

- Tesoura;

- Dados para jogos.

A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.


  1. Etapa 1 - Divisão em grupos (5 minutos)

    \- Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.


  2. Etapa 2 - Criação do jogo (20 minutos)

    \- Cada grupo deverá criar um jogo que envolva o tema heredograma. O jogo deve conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    \- Os alunos deverão utilizar os recursos analógicos disponíveis para a criação do jogo.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos (20 minutos)

    \- Cada grupo apresentará seu jogo para a turma.

    \- Após a apresentação, os demais alunos deverão jogar o jogo criado pelo grupo.


  4. Etapa 4 - Discussão sobre a hereditariedade (20 minutos)

    \- Conduza uma discussão sobre as características genéticas apresentadas nos jogos e como elas são transmitidas entre os indivíduos de uma família.

    \- Os alunos deverão relacionar as características apresentadas nos jogos com as ideias de Mendel sobre hereditariedade.


  5. Etapa 5 - Resolução de problemas (20 minutos)

    \- Apresente alguns problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

    \- Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos durante a aula para solucionar os problemas.


  6. Etapa 6 - Avaliação (5 minutos)

    \- Faça uma avaliação oral da aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre hereditariedade e como aplicarão esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Qualidade e criatividade do jogo criado pelo grupo;
  • Capacidade de relacionar as características apresentadas nos jogos com as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
  • Habilidade de solucionar problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e realizar uma breve revisão sobre as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
  • Conduzir a discussão sobre as características genéticas apresentadas nos jogos e como elas são transmitidas entre os indivíduos de uma família;
  • Apresentar problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos;
  • Avaliar a participação e o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo que envolva o tema heredograma;
  • Participar da apresentação dos jogos criados pelos demais grupos;
  • Relacionar as características apresentadas nos jogos com as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
  • Solucionar problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.