Aula sobre Heredograma
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Heredograma é uma ferramenta utilizada para representar graficamente as informações sobre uma família e suas características hereditárias. É importante que os estudantes compreendam as ideias de Mendel sobre hereditariedade, como fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação, e como aplicá-las na resolução de problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
A metodologia utilizada será a Modelo de debate crítico, na qual os alunos serão divididos em quatro grupos (juízes, defesa, acusação e júri popular). A avaliação poderá ser por pares, considerando a opinião e nota dos demais grupos envolvidos.
Aula em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente a aula, contextualizando o tema e explicando as ideias de Mendel sobre hereditariedade.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo escolherá um representante para apresentar as ideias do grupo.Etapa 3 - Debate
Cada grupo apresentará suas ideias e argumentos em relação ao tema, utilizando exemplos práticos e informações coletadas em pesquisas. Os outros grupos farão perguntas e comentários críticos sobre as ideias apresentadas.Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica
Apresente um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Os alunos, em seus grupos, elaborarão um template de avaliação por rubrica com base nos critérios apresentados.Etapa 5 - Apresentação do template
Cada grupo apresentará seu template e justificará os critérios escolhidos.Etapa 6 - Discussão sobre a avaliação
Os grupos discutirão as avaliações apresentadas e darão sugestões de melhorias.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, ressaltando os aspectos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem estudando o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir ideias e argumentar de forma crítica e fundamentada.
- Aprender a aplicar as ideias de Mendel sobre hereditariedade na resolução de problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Capacidade de argumentar de forma clara e fundamentada.
- Capacidade de aplicar as ideias de Mendel na resolução de problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
- Estimular a participação dos alunos na discussão e no debate.
Ações do aluno
- Pesquisar e coletar informações sobre o tema.
- Discutir e elaborar argumentos para apresentar no debate.
- Colaborar com o grupo na elaboração do template de avaliação por rúbrica.