Aula sobre Heredograma

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A genética é uma área da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a transmissão de características de uma geração para outra. Uma das ferramentas utilizadas pelos geneticistas é o heredograma, que é um diagrama que representa a transmissão de características de uma família ao longo das gerações. Nesta aula, vamos aprender como construir um heredograma e interpretá-lo.

A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes deverão assistir a um vídeo sobre o tema antes da aula e, em seguida, participarão de atividades em grupo para aprofundar o assunto. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve explanação sobre o que é um heredograma e como ele é utilizado pelos geneticistas para entender a transmissão de características hereditárias. É importante que os exemplos sejam práticos e de fácil compreensão para que os alunos possam entender a importância do heredograma.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os estudantes assistirão a um vídeo sobre Heredograma, que deverá ser disponibilizado previamente pelo professor. Durante o vídeo, os alunos poderão fazer anotações e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Construção do Heredograma

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua folhas de papel sulfite e lápis para cada um. Explique como construir um heredograma e dar exemplos de como representar as características hereditárias através de símbolos. Os alunos devem criar um heredograma de uma família fictícia, representando a transmissão de uma característica hereditária.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Cada grupo deve apresentar o seu heredograma para a turma e explicar como interpretá-lo. O professor deve estimular a discussão em grupo, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas ideias.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Em seguida, os alunos devem utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O professor deve explicar aos alunos como utilizar a ferramenta e os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Os alunos devem preencher o template individualmente.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Cada aluno deve compartilhar com a turma o que preencheu no template da Dinâmica dos 3 Qs. Estimule a discussão em grupo, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e sugestões.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Faça uma síntese das ideias discutidas em grupo e reforce os principais conceitos aprendidos na aula.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos, como participação na atividade, compreensão dos conceitos e habilidade em construir e interpretar um heredograma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir e interpretar um heredograma;
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias ações e ações dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade;
  • Compreensão dos conceitos de hereditariedade e construção de heredogramas;
  • Habilidade em interpretar um heredograma.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos de hereditariedade e heredograma;
  • Estimular a discussão em grupo;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Construir um heredograma em grupo;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Avaliar a atividade utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.