Aula sobre Hipoteses Sobre O Texto

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema das hipóteses sobre textos em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

Eles desenvolverão habilidades de leitura crítica e compreensão de texto, enquanto trabalham em grupo para criar um diário de bordo seguindo a metodologia ativa Cultura Maker.

O objetivo é incentivar os alunos a pensar criticamente e desenvolver ideias para formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa e suas conexões com o mundo real.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da atividade, exemplificando a importância da formulação de hipóteses.

    Um exemplo prático seria oferecer alguns anúncios publicitários totalmente em Inglês, incentivando-os a formular hipóteses sobre o objetivo do anúncio.


  2. Etapa 2 - Exploração do Anúncio

    Em grupos, os alunos receberão um novo anúncio publicitário em Inglês para analisar e compartilhar suas hipóteses com os colegas.

    Os alunos trabalharão neste grupo para identificar os elementos do anúncio, como imagens, texto, palavras-chaves, e para formular hipóteses sobre a finalidade do anúncio. Eles terão que pensar criticamente sobre as informações discutidas na etapa anterior.

    Cada grupo registrará suas observações no diário de bordo, que terá as seções: _Problema, Geração de Alternativas_ e _Solução_.


  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Após os grupos formularem suas hipóteses e registrarem no diário de bprdo, eles apresentarão suas hipóteses para a turma, justificando suas opiniões e fazendo conexões com o mundo real.

    Professor, incentive o diálogo e o debate entre os grupos, para que eles possam fortalecer suas hipóteses.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e suas intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão de texto.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos em um ambiente de aula leve e descontraído.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Formulação clara e coerente das hipóteses no diário de bordo.
  • Justificação das hipóteses apresentadas.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Promover a interação e o debate entre os grupos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Incentivar a colaboração em todos os momentos da atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Desenvolver habilidades de observação, análise e síntese.
  • Participar ativamente nas discussões em grupo.