Aula sobre Hipoteses Sobre O Texto
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para criar um modelo com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Usaremos exemplos práticos e lúdicos para que os estudantes possam compreender o conteúdo de maneira mais fácil.
Etapa 1 - Apresentação da metodologia Design Sprint
Apresente aos estudantes o conceito e as cinco etapas do Design Sprint, utilizando exemplos práticos de como essa metodologia é aplicada em empresas e projetos.Etapa 2 - Explicação da hipótese textual
Explique aos alunos o que são hipóteses sobre o texto em Inglês e como elas são importantes para a compreensão do texto. Dê exemplos práticos de textos curtos em Inglês para os estudantes elaborarem suas próprias hipóteses.Etapa 3 - Elaboração do modelo
Os estudantes, divididos em grupos, deverão criar o próprio modelo de Design Sprint com as cinco etapas, utilizando cartolina e canetas coloridas. Nesta etapa, é importante estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.Etapa 4 - Aplicação do modelo
Cada grupo deverá escolher um texto curto em Inglês e aplicar o próprio modelo de Design Sprint à compreensão do texto, formulando hipóteses sobre sua finalidade e estrutura.Prrofessor, ajude os alunos a analisar as pistas gráficas e organização textual.
Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará os resultados do próprio modelo e discutirá as hipóteses formuladas sobre o texto escolhido. Professor, faça perguntas para aprofundar o debate e ajudar os alunos a relacionar as hipóteses com o texto.Feedback e encerramento
Faça uma avaliação geral da atividade, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias. Reserve também um momento para feedback por parte dos alunos e para dúvidas finais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de compreensão de textos em Inglês;
- Estimular o trabalho em equipe e colaboração entre os alunos;
- Promover a criatividade e a inteligência emocional dos estudantes;
- Desenvolver a capacidade de análise e interpretação textual;
- Estimular o pensamento crítico e a curiosidade.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criar um modelo de Design Sprint;
- Habilidade em formular hipóteses sobre os textos em Inglês;
- Participação ativa e colaborativa em grupo;
- Utilização correta das pistas gráficas e organização textual na análise dos textos;
- Habilidade em expor e defender as hipóteses formuladas.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia de forma clara e didática;
- Orientar os estudantes na criação do modelo de Design Sprint;
- Estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a aplicação do modelo;
- Estimular a participação ativa e colaborativa em grupo;
- Fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico e a reflexão.
Ações do aluno
- Criar um modelo de Design Sprint;
- Formular hipóteses sobre os textos em Inglês;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
- Analisar pistas gráficas e organização textual dos textos;
- Apresentar e defender as hipóteses formuladas para o grupo.