Aula sobre Hipoteses Sobre O Texto

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A habilidade de formular hipóteses sobre a finalidade de um texto é muito importante para os estudantes, não só para a compreensão de texto, mas para serem capazes de interpretar situações cotidianas em diferentes contextos.

Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para criar um modelo com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Usaremos exemplos práticos e lúdicos para que os estudantes possam compreender o conteúdo de maneira mais fácil.


  1. Etapa 1 - Apresentação da metodologia Design Sprint

    Apresente aos estudantes o conceito e as cinco etapas do Design Sprint, utilizando exemplos práticos de como essa metodologia é aplicada em empresas e projetos.

  2. Etapa 2 - Explicação da hipótese textual

    Explique aos alunos o que são hipóteses sobre o texto em Inglês e como elas são importantes para a compreensão do texto. Dê exemplos práticos de textos curtos em Inglês para os estudantes elaborarem suas próprias hipóteses.

  3. Etapa 3 - Elaboração do modelo

    Os estudantes, divididos em grupos, deverão criar o próprio modelo de Design Sprint com as cinco etapas, utilizando cartolina e canetas coloridas. Nesta etapa, é importante estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Aplicação do modelo

    Cada grupo deverá escolher um texto curto em Inglês e aplicar o próprio modelo de Design Sprint à compreensão do texto, formulando hipóteses sobre sua finalidade e estrutura.

    Prrofessor, ajude os alunos a analisar as pistas gráficas e organização textual.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados do próprio modelo e discutirá as hipóteses formuladas sobre o texto escolhido. Professor, faça perguntas para aprofundar o debate e ajudar os alunos a relacionar as hipóteses com o texto.

    Feedback e encerramento

    Faça uma avaliação geral da atividade, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias. Reserve também um momento para feedback por parte dos alunos e para dúvidas finais.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão de textos em Inglês;
  • Estimular o trabalho em equipe e colaboração entre os alunos;
  • Promover a criatividade e a inteligência emocional dos estudantes;
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação textual;
  • Estimular o pensamento crítico e a curiosidade.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um modelo de Design Sprint;
  • Habilidade em formular hipóteses sobre os textos em Inglês;
  • Participação ativa e colaborativa em grupo;
  • Utilização correta das pistas gráficas e organização textual na análise dos textos;
  • Habilidade em expor e defender as hipóteses formuladas.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia de forma clara e didática;
  • Orientar os estudantes na criação do modelo de Design Sprint;
  • Estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a aplicação do modelo;
  • Estimular a participação ativa e colaborativa em grupo;
  • Fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico e a reflexão.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de Design Sprint;
  • Formular hipóteses sobre os textos em Inglês;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Analisar pistas gráficas e organização textual dos textos;
  • Apresentar e defender as hipóteses formuladas para o grupo.