Aula sobre Hipoteses Sobre O Texto

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas. Essa habilidade é muito importante para quem quer se comunicar com eficiência em Inglês.

A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que integra ensino presencial e online, com a utilização de tecnologia e atividades práticas.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente aos alunos a habilidade que será desenvolvida na atividade e contextualize o assunto com exemplos variados, como notícias, propagandas, cartas, e-mails e artigos científicos. Discuta com eles qual a finalidade de cada um, a quem se destina e qual a intenção do autor. Em seguida, explique como será o processo de trabalho com o modelo de registro de aprendizagem. Cada aluno terá seu próprio modelo, que será preenchido durante a atividade.

  2. Etapa 2 - Leitura e análise do texto

    Os alunos receberão um texto em inglês e serão orientados a identificar sua estrutura e organização textual, assim como as pistas gráficas que possam apontar para a finalidade do texto. Professor, você pode dividir a turma em grupos de três a quatro alunos e disponibilizar um texto para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento de hipóteses

    Cada grupo deve compartilhar suas hipóteses sobre a finalidade do texto, com base nas informações que identificou. Dê espaço para perguntas e comentários dos demais grupos.

  4. Etapa 4 - Revisão das hipóteses

    Reforce as hipóteses corretas sobre a finalidade do texto e oriente os alunos a comparar com as suas próprias hipóteses iniciais. Eles devem discutir as diferenças e semelhanças entre as hipóteses formuladas e as corretas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão a reflexão sobre o que aprenderam durante a aula, registrando em seus modelos de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa;
  • Estimular a leitura e a análise textual;
  • Reconhecer as estruturas típicas e finalidades dos textos, de acordo com o gênero textual.

Critérios de avaliação

  • Identificação adequada da finalidade de cada texto.
  • Correlação entre a estrutura e organização do texto com a sua finalidade.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Socialização das ideias de forma nítida e coerente.

Ações do professor

  • Selecionar textos adequados para a análise;
  • Orientar os alunos na leitura e na análise textual;
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades em grupo;
  • Conduzir o momento de socialização.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e a análise textual;
  • Participar das atividades em grupo;
  • Organizar a forma de apresentação da atividade para a turma;
  • Participar do momento de socialização.