Aula sobre Hipoteses Sobre O Texto
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa da Gamificação, criando um jogo de cartas com perguntas e afirmações. Este jogo pode ser utilizado para que os estudantes criem perguntas e respostas sobre um tema, ou uma problemática para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 -
Inicie a aula apresentando o conceito de hipótese e qual a sua importância na interpretação de textos em Inglês e na língua materna. Dê exemplos de situações do cotidiano para explicar o conceito de hipótese.Etapa 2 -
Divida os alunos em grupos de quatro e explique a metodologia ativa Gamificação.Etapa 3 -
Peça que cada grupo crie, em conjunto, um roteiro com uma temática para a criação do jogo de cartas. O roteiro deve conter: o tema, as cartas de perguntas e as cartas de respostas/afirmações.Etapa 4 -
Após a criação do roteiro, os grupos deverão começar a criação do jogo de cartas.Cada grupo terá 30 minutos para a produção do jogo de cartas.
Etapa 5 -
Finalizada a criação ,os grupos devem trocar os jogos entre si.Então, os grupos irão jogar para testar o jogo feito pelos colegas, respondendo às perguntas propostas no jogo, confirmando suas respostas com as cartas de afirmações, e recebendo/ atribuindo pontos para cada acerto.
Etapa 6 -
Encerre a atividade com uma reflexão sobre a importância de formular hipóteses no aprendizado de idiomas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em Inglês;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do jogo de cartas;
- Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de cartas;
- Qualidade das perguntas e afirmações;
- Participação dos alunos no trabalho em equipe e no jogo;
- Correção das respostas.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa gamificação;
- Auxiliar no desenvolvimento do roteiro;
- Orientar na criação do jogo de cartas;
- Incentivar a participação dos alunos no jogo;
- Fomentar a discussão sobre a importância das hipóteses no aprendizado de línguas.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe;
- Criar um roteiro com perguntas e afirmações;
- Desenvolver um jogo de cartas;
- Participar do jogo;
- Refletir sobre a importância das hipóteses no aprendizado de línguas.