Aula sobre Hipoteses Sobre O Texto

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Elaborar hipóteses sobre um texto é importante porque permite aos estudantes entenderem melhor a estrutura e o propósito dos textos em inglês, além de melhorarem suas habilidades de leitura e compreensão no idioma.

Nesta atividade, a metodologia ativa de rotação por estações será utilizada para aumentar a participação e o engajamento dos alunos. Exemplos práticos serão apresentados aos estudantes para ajudá-los a entender melhor o tema.


  1. Etapa 1 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de seis alunos e atribua a cada grupo um texto curto em Inglês.

    Os alunos deverão ler o texto e discutir entre si sobre sua finalidade.

    _Exemplo: O texto pode ser uma_ _manchete_ _de jornal, um tweet ou um anúncio._


  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Quebra-cabeças

    Os alunos desta estação irão montar um quebra-cabeça para organizar a estrutura do texto. Cada peça do quebra-cabeça terá uma parte do texto, e os alunos deverão organizá-las segundo a estrutura correta.

    _Exemplo: Uma reportagem de jornal deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão._

    Estação 2 - Analisar recursos gráficos

    Os alunos desta estação irão analisar recursos gráficos, como títulos, subtítulos e imagens, para entender melhor a finalidade do texto.

    _Exemplo: Um anúncio pode ter uma imagem de um produto para incentivá-lo a comprar._

    Estação 3 - Teste de hipóteses

    Os alunos desta estação irão verificar se suas hipóteses sobre o propósito do texto estão corretas. Eles serão apresentados a diferentes textos em Inglês e deverão identificar sua finalidade.

    _Exemplo: Um anúncio pode ter como finalidade vender um produto, informar sobre uma promoção ou incentivar a visita a um site._


  3. Etapa 3 - Discussão eReflexão individual

    Ao final, a turma toda discute suas descobertas e cada aluno deve escrever uma reflexão sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão em Inglês;
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos;
  • Promover a compreensão da estrutura e finalidade dos textos em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas discussões em grupo;
  • Correção das interpretações e hipóteses nas estações;
  • Reflexão individual sobre a atividade.

Ações do professor

  • Acompanhar o trabalho dos alunos em cada estação;
  • Sanar dúvidas e estimular a participação dos alunos;
  • Fazer uma síntese das descobertas para encerrar a atividade.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo;
  • Montar o quebra-cabeça com a estrutura do texto;
  • Analisar recursos gráficos para entender a finalidade do texto.