Aula sobre Hipoteses Sobre O Texto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, serão trabalhadas habilidades relacionadas à leitura e interpretação de textos em língua inglesa. O objetivo é que os alunos formulem hipóteses sobre a finalidade de um texto, a partir da sua estrutura e organização textual, bem como pistas gráficas.

Para isso, será aplicada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a Dinâmica dos 3 Qs, em que os alunos criarão um modelo para avaliar o seu próprio desempenho.


  1. Etapa 1 - Pré-atividade (atividade extraclasse)

    Disponibilize aos alunos um texto em língua inglesa, com uma finalidade específica, para que os estudantes possam ler e fazer anotações sobre sua estrutura.

    Os alunos deverão responder a algumas perguntas, como: Qual a finalidade do texto? Qual é a sua estrutura? Há pistas gráficas que ajudaram a entender o seu propósito?

    No dia da atividade, os alunos deverão trazer essas anotações e compartilhar suas respostas.


  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Faça uma introdução sobre a importância de formular hipóteses sobre textos em língua inglesa.

    Como exemplo de aplicação, sugira que imaginem uma situação em que um estudante precise ler um manual de instruções de um novo videogame. Nesse caso, ele precisa entender para que serve cada parte do manual e como utilizar as informações fornecidas para jogar.

    É importante que os alunos sejam instigados a pensar sobre o porquê de cada texto, para que assim possam se tornar leitores mais críticos e conscientes.

    Em seguida, apresente a metodologia da Sala de Aula Invertida e a Dinâmica dos 3 Qs, exemplificando como podem ser utilizadas em diversas situações do cotidiano.


  3. Etapa 3 - Criação do modelo

    Os alunos deverão criar um modelo com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal".

    Dê instrução aos alunos sobre como criar esse modelo.


  4. Etapa 4 - Exibição do vídeo

    Exiba um vídeo em língua inglesa, com uma finalidade específica, para que os alunos possam fazer anotações sobre a sua estrutura e organização textual. Em seguida, os alunos deverão formular hipóteses sobre a finalidade do vídeo, utilizando as informações observadas na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir suas hipóteses sobre a finalidade do vídeo. Em seguida, cada grupo deverá apresentar suas hipóteses para a turma.

    Professor, estimule a argumentação e o questionamento dos alunos durante as apresentações.


  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos deverão preencher o seu modelo de registro com as suas impressões sobre a atividade desenvolvida em sala de aula.

    Eles também deverão fazer uma autoavaliação, utilizando os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal".


  7. Etapa 7 - Feedback

    Os alunos deverão apresentar o seu modelo preenchido para o professor fornecer um feedback incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo a habilidade de formular hipóteses sobre a finalidade de textos em língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, a partir da sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular a participação e o envolvimento dos estudantes.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da leitura de textos em língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de formular hipóteses sobre a finalidade de textos em língua inglesa.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de argumentação e questionamento das hipóteses elaboradas.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Disponibilizar textos em língua inglesa para a atividade extraclasse.
  • Apresentar a metodologia da Sala de Aula Invertida e a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas.
  • Estimular a argumentação e o questionamento dos alunos durante as apresentações.

Ações do aluno

  • Ler e fazer anotações sobre textos em língua inglesa.
  • Criar o seu próprio modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Formular hipóteses sobre a finalidade de textos em língua inglesa.
  • Participar ativamente das atividades propostas.