Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A arte romana é um dos principais legados da civilização romana. Ela é marcada pela influência da arte grega, mas também possui características próprias, como a preocupação com a monumentalidade e a expressão do poder político e militar. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte romana e suas principais características.
Etapa 1 - Introdução
Professor, apresente o tema da aula e contextualize a arte romana, destacando suas principais características e influências.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Organize a turma em grupos e oriente que realizem uma pesquisa sobre a arte romana, buscando informações sobre suas principais características, influências e obras de destaque.Etapa 3 - Construção dos argumentos
Com base na pesquisa realizada, peça para que os grupos elaborem seus argumentos e selecionem as obras de arte romana gostariam de apresentar e falar sobre, além de prepararem a apresentação.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Oriente que os grupos apresentem seus argumentos e obras de arte romana selecionadas para o restante da turma.Etapa 5 - Avaliação por pares
Após a apresentações, a ideia é que os grupos tenham a oportunidade de avaliar seus pares. Isso pode ser realizado a partir do template de avaliação por pares.Etapa 6 - Conclusão
Professor, conclua a aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e explorando a arte romana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica;
- Ampliar o repertório imagético dos alunos;
- Estimular a criatividade e a expressão artística;
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral;
- Qualidade da pesquisa realizada;
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte romana;
- Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica;
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
- Selecionar as obras de arte romana que irão apresentar;
- Garantir a coerência entre os argumentos e as obras selecionadas.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a arte romana;
- Analisar criticamente as obras de arte romana;
- Dividir as tarefas e colaborar mutuamente;
- Preparar a apresentação de seus argumentos e obras de arte romana selecionadas;
- Utilizar recursos analógicos para a apresentação;