Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte romana é um tema que pode ser encontrado em diversos lugares do cotidiano dos estudantes, como em monumentos, esculturas, arquitetura e até mesmo em peças de decoração. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história da arte romana e sua influência na arte ocidental. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte romana é um tema que pode ser encontrado em diversos lugares do cotidiano dos estudantes, como em monumentos, esculturas, arquitetura e até mesmo em peças de decoração. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história da arte romana e sua influência na arte ocidental. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente um vídeo ou imagens sobre a arte romana e sua importância para a história da arte ocidental. Em seguida, explique como a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada na atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a arte romana e suas características. Eles podem utilizar livros, internet ou outras fontes disponíveis. Auxilie na busca de informações.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada aluno irá apresentar para a turma uma obra de arte romana que tenha chamado sua atenção durante a pesquisa. Eles devem explicar porque escolheram essa obra e quais são suas características.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Criação

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada na arte romana. Eles podem utilizar técnicas de desenho, pintura, escultura ou outras que desejarem.

  7. Etapa 7 - Apresentação das obras

    Cada aluno irá apresentar sua obra de arte para a turma. Eles devem explicar como se inspiraram na arte romana para criá-la.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar com a turma suas opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar obras de arte romana.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma obra de arte inspirada na arte romana.
  • Ampliar a percepção dos alunos sobre a importância da arte romana na história da arte ocidental.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Capacidade de pesquisa e análise de obras de arte romana.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte inspirada na arte romana.
  • Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo ou imagens sobre a arte romana e sua importância para a história da arte ocidental.
  • Auxiliar os alunos na busca de informações sobre a arte romana.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação da obra de arte inspirada na arte romana.
  • Orientar os alunos na utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte romana e suas características.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.
  • Criar uma obra de arte inspirada na arte romana.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar com a turma suas opiniões.