Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A arte romana é um tema importante para entendermos a história da arte e a cultura da época. A arte romana foi influenciada por diversas culturas, como a grega e a etrusca, e teve grande importância na arquitetura, escultura e pintura. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte romana e como ela influenciou a arte ocidental. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam desenvolver um modelo de 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas e criatividade.
Etapa 1 - Contextualização
A arte romana é um tema importante para entendermos a história da arte e a cultura da época. A arte romana foi influenciada por diversas culturas, como a grega e a etrusca, e teve grande importância na arquitetura, escultura e pintura. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte romana e como ela influenciou a arte ocidental. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam desenvolver um modelo de 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas e criatividade.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize a arte romana, explicando suas características e influências.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a arte romana, buscando informações sobre as principais obras e artistas da época. Eles podem utilizar livros, internet e outros recursos disponíveis.Etapa 4 - Esboço
Com base na pesquisa realizada, os alunos irão fazer um esboço de como seria uma obra de arte romana, utilizando lápis e papel.Etapa 5 - Decisão
Em grupo, os alunos irão discutir e decidir qual obra de arte romana irão reproduzir em sala. Eles devem levar em consideração a complexidade da obra e a disponibilidade de materiais.Etapa 6 - Prototipagem
Com base na obra escolhida, os alunos irão criar um protótipo utilizando materiais como argila, papel machê ou tinta guache. Eles devem se concentrar em reproduzir as características da obra original.Etapa 7 - Teste
Ao final da atividade, os alunos irão apresentar suas obras e discutir sobre as características da arte romana. Avalie a qualidade das obras e a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
- Fomentar a criatividade e o trabalho em equipe;
- Promover a compreensão sobre a arte romana e sua influência na arte ocidental.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo;
- Qualidade da pesquisa e análise das obras de arte romana;
- Qualidade da obra de arte produzida pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a arte romana;
- Orientar os alunos na pesquisa e análise das obras;
- Avaliar a qualidade das obras produzidas pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a arte romana;
- Criar um esboço e protótipo de uma obra de arte romana;
- Participar da discussão em grupo e colaborar na escolha da obra a ser reproduzida.