Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A arte romana é um dos períodos mais importantes da história da arte ocidental. Ela foi influenciada pela arte grega e etrusca, mas também foi capaz de criar suas próprias características únicas. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a arte romana e suas principais características, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Eles também aprenderão sobre a metodologia ativa Ensino Híbrido, que será aplicada nesta atividade. A metodologia permitirá que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso ajudará os alunos a se envolverem mais com o tema e a aprenderem de forma mais eficaz.
Etapa 1 - Contextualização
A arte romana é um dos períodos mais importantes da história da arte ocidental. Ela foi influenciada pela arte grega e etrusca, mas também foi capaz de criar suas próprias características únicas. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a arte romana e suas principais características, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Eles também aprenderão sobre a metodologia ativa Ensino Híbrido, que será aplicada nesta atividade. A metodologia permitirá que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso ajudará os alunos a se envolverem mais com o tema e a aprenderem de forma mais eficaz.Etapa 2 - Introdução
Apresente a atividade e faça uma breve contextualização sobre a arte romana. Os alunos farão um Check-in no modelo de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas sobre o que eles já sabem sobre o assunto.Etapa 3 - Características da arte romana
Apresente as principais características da arte romana, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem e poderão fazer perguntas sobre o assunto.Etapa 4 - Exemplos de arte romana
Apresente exemplos de arte romana, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem e poderão fazer perguntas sobre os exemplos apresentados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre o que aprenderam até agora. Eles deverão fazer anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre as principais informações discutidas em grupo.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos farão uma atividade prática, na qual deverão criar uma escultura ou desenho que represente a arte romana. Eles poderão usar materiais disponíveis em sala. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre o processo de criação e o resultado.Etapa 7 - Apresentação
Os alunos apresentarão suas esculturas ou desenhos para a turma e farão anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre as apresentações dos colegas.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão da atividade, reforçando os principais pontos aprendidos. Os alunos farão um Check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas sobre o que eles aprenderam na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
- Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
- Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da escultura ou desenho criado pelos alunos.
- Clareza e organização das anotações no modelo de registro de aprendizagem.
- Participação na apresentação das esculturas ou desenhos dos colegas.
- Respostas completas e precisas no Check-out no final da atividade.
Ações do professor
- Apresentar a atividade e contextualizar o tema.
- Apresentar as principais características da arte romana.
- Apresentar exemplos de arte romana.
- Dividir os alunos em grupos para discussão.
- Orientar os alunos na atividade prática.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar uma escultura ou desenho que represente a arte romana.
- Fazer anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre o processo de criação e o resultado.
- Participar da apresentação das esculturas ou desenhos dos colegas.
- Responder às perguntas no Check-out no final da atividade.