Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A arte romana é um dos períodos mais importantes da história da arte ocidental. Ela foi influenciada pela arte grega e etrusca, mas também foi capaz de criar suas próprias características únicas. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a arte romana e suas principais características, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Eles também aprenderão sobre a metodologia ativa Ensino Híbrido, que será aplicada nesta atividade. A metodologia permitirá que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso ajudará os alunos a se envolverem mais com o tema e a aprenderem de forma mais eficaz.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte romana é um dos períodos mais importantes da história da arte ocidental. Ela foi influenciada pela arte grega e etrusca, mas também foi capaz de criar suas próprias características únicas. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a arte romana e suas principais características, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Eles também aprenderão sobre a metodologia ativa Ensino Híbrido, que será aplicada nesta atividade. A metodologia permitirá que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso ajudará os alunos a se envolverem mais com o tema e a aprenderem de forma mais eficaz.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a atividade e faça uma breve contextualização sobre a arte romana. Os alunos farão um Check-in no modelo de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas sobre o que eles já sabem sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Características da arte romana

    Apresente as principais características da arte romana, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem e poderão fazer perguntas sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Exemplos de arte romana

    Apresente exemplos de arte romana, incluindo esculturas, arquitetura e pinturas. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem e poderão fazer perguntas sobre os exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre o que aprenderam até agora. Eles deverão fazer anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre as principais informações discutidas em grupo.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos farão uma atividade prática, na qual deverão criar uma escultura ou desenho que represente a arte romana. Eles poderão usar materiais disponíveis em sala. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre o processo de criação e o resultado.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos apresentarão suas esculturas ou desenhos para a turma e farão anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre as apresentações dos colegas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão da atividade, reforçando os principais pontos aprendidos. Os alunos farão um Check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas sobre o que eles aprenderam na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da escultura ou desenho criado pelos alunos.
  • Clareza e organização das anotações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Participação na apresentação das esculturas ou desenhos dos colegas.
  • Respostas completas e precisas no Check-out no final da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a atividade e contextualizar o tema.
  • Apresentar as principais características da arte romana.
  • Apresentar exemplos de arte romana.
  • Dividir os alunos em grupos para discussão.
  • Orientar os alunos na atividade prática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar uma escultura ou desenho que represente a arte romana.
  • Fazer anotações no modelo de registro de aprendizagem sobre o processo de criação e o resultado.
  • Participar da apresentação das esculturas ou desenhos dos colegas.
  • Responder às perguntas no Check-out no final da atividade.