Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A arte romana é um dos pilares da cultura ocidental e influenciou a arte e a arquitetura em todo o mundo. Nesta aula, os alunos serão desafiados a pesquisar e analisar as características da arte romana e a debater sobre sua importância e legado.
Etapa 1 - Introdução (15 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e contextualize a arte romana. A ideia é que os alunos recebam um texto sobre a arte romana para leitura em casa.Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)
Divida a turma em grupos de quatro. A orientação é que cada grupo receba um subtema relacionado à arte romana para pesquisar (arquitetura, escultura, pintura, mosaicos) e tenha 30 minutos para pesquisar e anotar as informações mais relevantes. Para apoiar o debate, é possível determinar uma pergunta problematizadora, que possa gerar a criação de argumentos e troca de ideias distintas.Etapa 3 - Debate (60 minutos)
Para o debate, organize os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. A banca julgadora é composta por três alunos que avaliarão os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor; o grupo defensor apresenta argumentos que justifiquem a importância da arte romana; e o grupo opositor apresenta argumentos que questionem a importância da arte romana. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar seus argumentos e a banca julgadora terá 10 minutos para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e escolher o vencedor.Etapa 4 - Discussão em grupo (15 minutos)
Após o debate, organize a turma em uma roda de conversa para poderem trocar sobre a experiência e sobre o que foi dito no debate.Etapa 5 - Produção de desenhos (30 minutos)
Após a conversa, oriente que os alunos produzam desenhos inspirados em obras de arte romana. Neste momento, a sugestão é que seja uma produção individual.Etapa 6 - Apresentação dos desenhos (15 minutos)
Oriente que os alunos apresentem seus desenhos e explicam as características da obra de arte que os inspirou.Etapa 7 - Avaliação (15 minutos)
Professor, avalie a participação dos alunos nas atividades propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
- Ampliação do repertório imagético dos alunos;
- Estímulo ao pensamento crítico e à argumentação;
- Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
- Qualidade dos desenhos produzidos pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte romana;
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa;
- Mediar o debate entre os grupos defensor e opositor;
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a arte romana;
- Apresentar argumentos que justifiquem ou questionem a importância da arte romana;
- Produzir desenhos inspirados em obras de arte romana;
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo.