Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A arte romana é um dos pilares da cultura ocidental e influenciou a arte e a arquitetura em todo o mundo. Nesta aula, os alunos serão desafiados a pesquisar e analisar as características da arte romana e a debater sobre sua importância e legado.

  1. Etapa 1 - Introdução (15 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize a arte romana. A ideia é que os alunos recebam um texto sobre a arte romana para leitura em casa.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)

    Divida a turma em grupos de quatro. A orientação é que cada grupo receba um subtema relacionado à arte romana para pesquisar (arquitetura, escultura, pintura, mosaicos) e tenha 30 minutos para pesquisar e anotar as informações mais relevantes. Para apoiar o debate, é possível determinar uma pergunta problematizadora, que possa gerar a criação de argumentos e troca de ideias distintas.

  3. Etapa 3 - Debate (60 minutos)

    Para o debate, organize os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. A banca julgadora é composta por três alunos que avaliarão os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor; o grupo defensor apresenta argumentos que justifiquem a importância da arte romana; e o grupo opositor apresenta argumentos que questionem a importância da arte romana. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar seus argumentos e a banca julgadora terá 10 minutos para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e escolher o vencedor.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Após o debate, organize a turma em uma roda de conversa para poderem trocar sobre a experiência e sobre o que foi dito no debate.

  5. Etapa 5 - Produção de desenhos (30 minutos)

    Após a conversa, oriente que os alunos produzam desenhos inspirados em obras de arte romana. Neste momento, a sugestão é que seja uma produção individual.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos desenhos (15 minutos)

    Oriente que os alunos apresentem seus desenhos e explicam as características da obra de arte que os inspirou.

  7. Etapa 7 - Avaliação (15 minutos)

    Professor, avalie a participação dos alunos nas atividades propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
  • Ampliação do repertório imagético dos alunos;
  • Estímulo ao pensamento crítico e à argumentação;
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
  • Qualidade dos desenhos produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte romana;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa;
  • Mediar o debate entre os grupos defensor e opositor;
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a arte romana;
  • Apresentar argumentos que justifiquem ou questionem a importância da arte romana;
  • Produzir desenhos inspirados em obras de arte romana;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo.