Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A arte romana é uma das mais importantes da história da humanidade, pois influenciou a arte ocidental por séculos. Ela se desenvolveu na cidade de Roma, na Itália, e foi marcada pela grandiosidade e pela imponência. Na atividade de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a arte romana, suas características e como ela se manifesta em nosso cotidiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte romana é uma das mais importantes da história da humanidade, pois influenciou a arte ocidental por séculos. Ela se desenvolveu na cidade de Roma, na Itália, e foi marcada pela grandiosidade e pela imponência. Na atividade de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a arte romana, suas características e como ela se manifesta em nosso cotidiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a arte romana, apresentando imagens e características principais. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para iniciar a rotação por estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1: Arquitetura

    Os alunos irão pesquisar sobre as principais construções romanas, como o Coliseu e o Panteão. Em seguida, deverão criar uma maquete de uma dessas construções utilizando materiais diversos, como papelão, palitos de sorvete, entre outros. Caso não tenha tempo suficiente, os alunos podem desenhar essas construções.

  4. Etapa 4 - Estação 2: Escultura

    Os alunos irão pesquisar sobre as principais esculturas romanas, como a estátua de Augusto de Prima Porta e o Laocoonte. Em seguida, deverão criar uma escultura em argila (usando massa de modelar) inspirada em uma dessas obras. Caso não tenha os materiais, podem realizar o desenho das esculturas.

  5. Etapa 5 - Estação 3: Pintura

    Os alunos irão pesquisar sobre as principais pinturas romanas, como os afrescos de Pompeia. Em seguida, deverão criar uma pintura em aquarela inspirada em uma dessas obras.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar suas atividades para a turma, explicando a escolha da obra e as técnicas utilizadas. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da arte romana na história da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de obras de arte;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos;
  • Ampliar o repertório cultural dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade técnica e criatividade na criação das obras;
  • Capacidade de análise crítica e de contextualização das obras.

Ações do professor

  • Promover a rotação por estações e orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão sobre a arte romana;
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as obras e artistas romanos;
  • Utilizar diferentes materiais e técnicas para criar as obras;
  • Participar ativamente da discussão sobre a arte romana e as atividades desenvolvidas.