Aula sobre Historia Da Arte Arte Romana
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A arte romana é uma das mais importantes da história da humanidade, pois influenciou a arte ocidental por séculos. Ela se desenvolveu na cidade de Roma, na Itália, e foi marcada pela grandiosidade e pela imponência. Na atividade de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a arte romana, suas características e como ela se manifesta em nosso cotidiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Contextualização
A arte romana é uma das mais importantes da história da humanidade, pois influenciou a arte ocidental por séculos. Ela se desenvolveu na cidade de Roma, na Itália, e foi marcada pela grandiosidade e pela imponência. Na atividade de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a arte romana, suas características e como ela se manifesta em nosso cotidiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.Etapa 2 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a arte romana, apresentando imagens e características principais. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para iniciar a rotação por estações.Etapa 3 - Estação 1: Arquitetura
Os alunos irão pesquisar sobre as principais construções romanas, como o Coliseu e o Panteão. Em seguida, deverão criar uma maquete de uma dessas construções utilizando materiais diversos, como papelão, palitos de sorvete, entre outros. Caso não tenha tempo suficiente, os alunos podem desenhar essas construções.Etapa 4 - Estação 2: Escultura
Os alunos irão pesquisar sobre as principais esculturas romanas, como a estátua de Augusto de Prima Porta e o Laocoonte. Em seguida, deverão criar uma escultura em argila (usando massa de modelar) inspirada em uma dessas obras. Caso não tenha os materiais, podem realizar o desenho das esculturas.Etapa 5 - Estação 3: Pintura
Os alunos irão pesquisar sobre as principais pinturas romanas, como os afrescos de Pompeia. Em seguida, deverão criar uma pintura em aquarela inspirada em uma dessas obras.Etapa 6 - Socialização
Cada grupo irá apresentar suas atividades para a turma, explicando a escolha da obra e as técnicas utilizadas. Em seguida, promova uma discussão sobre a importância da arte romana na história da arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de obras de arte;
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos;
- Ampliar o repertório cultural dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade técnica e criatividade na criação das obras;
- Capacidade de análise crítica e de contextualização das obras.
Ações do professor
- Promover a rotação por estações e orientar os alunos nas atividades propostas;
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão sobre a arte romana;
- Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as obras e artistas romanos;
- Utilizar diferentes materiais e técnicas para criar as obras;
- Participar ativamente da discussão sobre a arte romana e as atividades desenvolvidas.